domingo, 5 de abril de 2015

04/04/2015 - Pedal da Lua Cheia - Estrada Rio do Júlio

Há muito tempo vinhamos comentando sobre o tal pedal noturno. Então há um mês marquei a data e teria que ser em uma noite de lua cheia e o destino Estrada Rio do Júlio que liga os municípios de Joinville e Schroeder. Confirmaram presença para essa diversão: Eu, Maneca, Cabelo e Jean. A hora marcada para a nossa saída era 22:00 horas de sábado. Poucas horas antes da nossa saída o Jean manda mensagem abortando por problemas mecânicos na sua bike. Saí de casa ás 21:20 hs em direção a BR-101. A lua aparecia ás vezes, distante e tímida.


Chegando no trevo do distrito industrial já encontrei meus amigos companheiros de pedal Maneca e Cabelo.


Como o ponto de encontro oficial era na placa da rodovia Dona Francisca, resolvemos parar e fazer a foto oficial da saída.


Seguimos rumo à serra num ritmo mais moderado do que estamos acostumados a fazer nos treinos de quarta. Afinal esse era só o início de uma grande pedalada.




O clima era quente. E mesmo não forçando a subida, o suor já ia molhando a roupa.



Conforme cronograma, nossa primeira parada foi no mirante da serra. Ali paramos só para descansar, tirar fotos e pegar alguma água se necessário. Alguns já aproveitaram e tiraram pão e bolacha do bolso. Pode guardar tudo rapidinho, põe a bunda no selim e pedala.







Na retomada aos pedais esfriou um pouquinho, mas logo o corpo aquece e a sensação térmica volta a subir.



Do hotel fazenda em diante, poucos carros passaram por nós e não demorou muito para chegarmos na Estrada Rio do Júlio.




Saímos do asfalto e agora tínhamos um bom trecho de estrada de chão pela frente. Há iluminação pública somente nos primeiros postes da estrada e logo entramos no breu. Contamos apenas com a iluminação das nossas lanternas já que a lua se escondia nesse momento.



Minha bike dava uns estalos estranhos e ás vezes pulava marcha. Dei uma olhada com a lanterna mas não achei o problema. Seguimos viagem e num morrinho a corrente arrebentou.



Que legal, era 1:30 hs da madruga, estávamos no meio do mato e sem sinal de celular. Providenciei um conserto rápido pensando que resolveria o problema. Continuamos o pedal e no próximo morrinho a corrente arrebentou novamente. Para ajudar o câmbio dianteiro deslocou. Agora parei com calma, peguei a chave de corrente do Maneca e fiz o conserto certo e definitivo, coloquei o câmbio no lugar e seguimos para o nosso destino.




Passando pela tradicional igreja no alto do morro fomos obrigados a fazer uma parada fora do cronograma. Afinal ela estava bem iluminada e a lua voltou a aparecer.



Ouvimos cavalos relinchando no pasto e o Maneca queria saber o por quê. Eu e o Cabelo explicamos pra ele que podia ficar sossegado. Era bem provável que as bruxas estavam fazendo tranças nas crinas e nos rabos dos cavalos conforme histórias que nossos avós contavam. Foi o suficiente para ele querer sair dali rssss.


Saí dali já pensando no lanche, meu estômago cheio de líquidos já dava sinal que eu precisava mastigar alguma coisa. Passamos pela represa do Bracinho e pelo Hotel Vale das Hortênsias. Logo depois começa uma subidinha de 4 km até o cume e início da descida.




Primeiramente eu pensava em parar nessa clareira que tem na divisa dos municípios para fazer o lanche, mas achamos melhor parar no rio que corta a estrada, afinal todos já estavam precisando de água.



Agora podemos descansar um pouco e aproveitar alguns quilômetros de descida até o rio. Chegamos lá e procuramos pedras secas para nos acomodar e comer. Ainda bem que os pernilongos estavam dormindo e não perceberam nossa presença.





Agora sim ia começar a descida de verdade. Claro que descemos com calma, não tão loucos como faríamos se estivesse claro. Mesmo assim alguns queriam fazer "peguinhas" conforme vídeo abaixo:


Depois disso fomos margeando o Rio Manso até próximo do centro de Schroeder.




Aqui já começa o asfalto e o cronograma contempla mais uma paradinha no posto de gasolina, antigo Mime.


Era 3:30 hs quando fizemos a última parada. Essa foi só para descansar, mas eu ainda tinha um pão com geleia na mochila e matei ele já.





Agora precisamos repor nossas forças psicológicas para enfrentar esse trechinho chato do bairro Duas Mamas até o início da serra.




Enquanto a gente pedalava e conversava nessa estrada, mais uma vez alguns barulhos intrigavam o Maneca, achando que eram os "bichinhos que comem gente". Então eu e o Cabelo tentamos acalmá-lo contando histórias sobre a coruja branca e a coruja bode mas acho que ele ficou mais preocupado ainda. Chegamos no pé da serrinha Canivete.




Iniciei a subida na marcha mais leve possível, já tinha me esquecido o quão íngreme é essa danada. Algumas curvas depois e eu achava que a subida já estava terminando. Mas a escuridão faz a gente perder as referências e parece que a estrada é mais longa do que em outras vezes. Quando eu achava que estava chegando no topo vinha mais uma curva. Depois de algumas decepções vencemos mais uma serrinha.


Agora tinha mais uma boa descida, mas pedi para os dois me esperarem na cachoeira porque eu estava precisando de água.


Depois da garrafinha cheia é hora de descer mais um pouco e chegar na rodovia do arroz. Aqui as energias voltaram e o Cabelo deu uma boa puxada.


Na ponte sobre o Rio Piraí me despedi dessa dupla aventureira.


Continuei meu pedal até o bairro Vila Nova e cheguei em casa ás 5:25 hs, com mais 102 km pra conta. Eu estava bem cansado e depois de um bom banho desmaiei na cama. Assim foi uma noite sobre duas rodas e na melhor companhia. Apesar de todo o esforço e dificuldades que passamos, nos divertimos muito e conversamos bastante. Esse é o tipo de aventura que a gente gosta e como diz o Maneca: "se fosse para ser fácil eu nem ia". Abraços.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

4 comentários:

  1. Já falei, essa é uma nova Era na nossa carreira de ciclistas amadores!
    PEDAL DA INSÔNIA é muito legal! Claro que a companhia dos Três Mosqueteiros é fundamental para o sucesso da Trip Loka! Pode marcar a próxima que eu com certeza estarei lá no ponto de encontro! Grande Abraço prá você e o Cabelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah seu nanico, foi você que me colocou no mau caminho. Eu estava feliz com meus pedais de 50 km daí vem você e me convida para fazer um pedalzinho bate e volta até Nova Trento. Agora não tem mais jeito, já contagiou e tenho que inventar essas coisas. Muito bom esse trio. Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom o convite Jefo, na proxima manda pra lua tb.. hehehe....
    Apesar dela não ter aparecido como o Jean o trajeto e as cias me divertiram muito...
    Não vejo a hora de receber mais um convite para um pedal light.. hehehe..
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lua foi avisada com antecedência mas ela estava meio envergonhada na data. Pena o Jean ficar com problemas minutos antes da partida, com certeza nossa diversão seria ainda maior. Convite para pedal light? Verifique seu e-mail já tem um fresquinho lá hahaha. Abraço.

      Excluir