sábado, 26 de outubro de 2013

26/10/2013 - Volta ao Vale

Esse foi um pedal de muitos objetivos: primeiro eu e o Maneca combinamos de encontrar o Deivi (Cabelo) em algum PC do Audax 1000K. Conferimos a programação e vimos que teríamos a oportunidade de encontrá-lo em Brusque no quilômetro 797 do Audax. De quebra resolvemos instalar os alforges e encher de tralhas só para analisar o nosso comportamento e o da bike. Teremos que usá-los na Expedição Serra & Mar que faremos no próximo mês. Por último resolvemos fazer a volta por: Gaspar, Blumenau, Massaranduba e Guaramirim, completando assim a volta ao vale do Itajaí.
Saí de casa ás 5:10 hs e antes de chegar na rua Ottokar Doerffel já começou a chover. Fui até no viaduto da rua Porto Rico com a BR-101 esperar o Maneca.


Não demorou muito e ele chegou. Fizemos a foto da partida e seguimos rumo a Itajaí naquela chuva.


Acho que exagerei na quantidade de coisas que coloquei no alforge, a bike ficou mito pesada, devo ter colocado mais de 15 kg de coisas. Durante o pedal senti o excesso de peso nas subidas e um desequilíbrio nas manobras mais bruscas. Depois fiquei sabendo que o Maneca só colocou uma capa de chuva no alforge dele e nem usou. Assim não vale.


Apesar de muita chuva ficamos sem água logo no início do pedal. O Maneca resolveu misturar umas flores na sua bebida que segundo ele contém substâncias que ajudam o organismo. Eu não arrisquei.



Fizemos uma parada na Auto Pista Litoral Sul de Araquari para pegar água e como estava meio frio resolvemos tomar um cafezinho para esquentar o peito.



Fizemos os últimos ajustes e seguimos nosso caminho com muita chuva.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior


Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior

Essa foi a última foto que consegui registrar com a minha câmera, a partir desse momento ela parou de funcionar e tive que pegar algumas fotos com o Maneca. Seguimos pela BR-486 em direção a Brusque e ás 10:00 hs passamos pelo primeiro ciclista do Audax. Chegamos no posto de combustível Havan, local do PC do Audax e lá estava outro audaxcioso fazendo umas comprinhas para comprovar a passagem pelo PC.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Enquanto a gente esperava o Cabelo, fizemos mais um lanchinho. O Maneca já estava impaciente. A gente ficava dando voltas na cidade, ia até a praça e voltava, ia até a ponte e voltava. Ficamos por ali por três horas e o Cabelo não chegava e não atendia o celular.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Resolvemos ir embora, na esperança de encontrá-lo na estrada. Com a ajuda do GPS traçamos uma provável rota por onde ele passaria vindo de Gaspar. O negócio era a gente chegar na SC-411 antes do Cabelo entrar em Brusque daí não teria erro. Nesse momento a chuva deu uma trégua.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Chegamos na rodovia e enfrentamos vários sobe e desce, não demorou muito para encontrarmos o Cabelo e mais alguns ciclistas.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Atravessamos a rodovia e acompanhamos eles por alguns quilômetros. Perguntamos se estava tudo certo e ouvimos um pouco das suas histórias. Nos despedimos e fizemos o retorno.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Atravessamos a cidade de Gaspar e contornamos Blumenau pela BR-470, entramos na SC-474 e paramos em uma padaria para comer alguma coisa e descansar um pouco. Renovadas as forças o Maneca ainda deu mais uma calibrada no pneu para enfrentarmos a serrinha de Massaranduba com 195 metros de altitude.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Chegamos na serrinha e comecei a sentir ainda mais o peso do alforge, parece que a pedalada não rende. No final da subida a corrente trancou no câmbio dianteiro. Aproveitamos um pouco da descida mas tivemos que parar para colocar o câmbio no lugar e fazer uma rápida regulagem, nesse momento começou a chover de novo.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
No trevo de Massaranduba encontramos dois ciclistas de Jaraguá do Sul, eles pedalaram alguns quilômetros com a gente mas nem deu tempo para apresentações e formalidades. O Maneca estava com pressa pois já estava atrasado para o seu compromisso e continuamos com o nosso ritmo.

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Em Guaramirim já era noite quando nos despedimos no trevo. O Maneca seguiu pela BR-280 enquanto eu pedalei pela SC-413. Nesse momento que a gente fica sozinho é que o psicológico começa a incomodar. Eu começo a fazer cálculos de quilometragens, tempos e fico imaginando que ainda tem que pedalar por mais tantas horas argh!!! parece que não chega nunca. Fico imaginando o que dever ter passado o Cabelo para fazer 1000 km

Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Próximo da estrada Arataca parei para pegar água e fazer um lanche super rápido. Percebi que uma trovoada se aproximava, montei na bike e comecei a martelar os pedais. Não pela chuva, mas com trovoada não pedalo de jeito nenhum. No distrito industrial a chuva chegou, foi uma pancada forte, chuva grossa, mas a trovoada estava distante.

Cheguei em casa ás 21:00 hs, longe do previsto que era para ser 18:00 hs. Mas foi tudo válido. Consegui avaliar os alforges (preciso fazer umas melhorias na capa de chuva), encontramos o Cabelo e concluímos a volta ao vale chegando em casa sãos e salvos. Foram mais 265 km pro currículo. Muito obrigado Maneca por ter me acompanhado em mais um roteiro que preparei, aposto que você deve estar batendo palmas. Quem quiser ler a mesma aventura com outro ponto de vista dá uma olhada lá no Natividade Aventuras Joinville. Abraço.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

8 comentários:

  1. Muito bacana a ideia de vocês de ir dar um apoio moral pro Cabelo. Quem já fez Audax sabe o quanto é bacana este apoio dos amigos e familiares, parabéns!

    Belo trajeto. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a nossa intenção. Sabemos o quanto é difícil, mas quando recebemos forças externas nossa capacidade aumenta. Valeu Marcelo.

      Excluir
  2. Parabéns pelo pedal...passaram bem perto da minha casa na Vila Itoupava. Numa próxima vez me chamem, se der, vou junto, podem sempre me achar pelo Facebook. Realmente é um animo a mais Marcelo, eu fui encontrar uma parte do pessoal no PC de Blumenau. Abração pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eleonésio, quando passamos por Blumenau lembrei de você e vi nas placas algumas localidades que você cita nas suas postagens do Face. Vou entrar em contato numa próxima oportunidade, não vamos perder contato. E força para esses guerreiros do Audax, em 2014 é a nossa vez. Abraço.

      Excluir
  3. É Jefo, apesar de tudo, foi mais um Perfect Day! Volta ao Vale concluída, agora podemos fazer a volta do Litoral ou Interpraias com o Cabelo!!! Obrigado pelo ótimo e bem traçado cronograma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como você falou, hoje estamos rindo de tudo o que aconteceu. Quanto ao trajeto e cronograma não precisa agradecer, eu sabia que você ia gostar. Até o próximo pedalzinho light.

      Excluir
  4. Naum foi fraca a volta, seria melhor se eu tivesse chego mais cedo para vcs naum esperarem tanto.. rssss... Pois uma volta assim sei o qto eh cansativo e o quanto é ruim ficar esperando sabendo que tem um longo trecho pela frente, mas ta valendo, por isso fico mais feliz e animado de encontrar vcs na estrada, com certeza foi muito positivo para a continuidade dos 1000.
    Obrigado pela parceria e por cuidar do Maneca, pois sei como ele eh impaciente de ficar esperando.. rssss
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de tudo valeu a pena. Eu queria muito poder contribuir de alguma forma para esse seu desafio e também estava com muita vontade de pedalar. O pior mesmo foi ficar esperando, o restante foi muito bom. Parabéns pela sua conquista. Abraço.

      Excluir