sábado, 7 de setembro de 2013

07/09/2013 - Penha - SC

Depois de algumas semanas longe dos pedais resolvi fazer um pedal mais longo esse final de semana. Eu tinha outros planos para o trajeto mas ontem recebi uma ligação do Maneca para acompanhar o Cabelo no seu treino até Balneário Camboriú. Claro que a nossa intenção não era ir até lá. Segundo ele me explicou a gente iria com o Cabelo até Penha e depois ele seguiria com o cronograma dele e a gente retornaria pela beira mar até Barra Velha e depois pela BR-101. Acordei cedo para não deixar meus amigos esperando muito e ás 4:55 hs eu estava no viaduto da rua Porto Rico esperando por eles. Ás cinco horas chegou o Maneca e nada do Cabelo.



Ficamos por ali conversando e curtindo o friozinho da madrugada. Ás 5:15 hs fizemos uma ligação para o Cabelo mas ninguém atendeu. Dez minutos depois mandei uma mensagem e não obtive retorno. Ficamos esperando e tentando algum contato com ele. O Maneca dizia: "Ele disse que viria, ele me prometeu. O Cabelo não foge de um pedal desses".



Ás 5:50 hs não esperamos mais, o dia já estava amanhecendo e a gente tinha que fazer nosso pedal. Ficamos preocupados que o Cabelo não atendeu o telefone e não apareceu no local combinado.


Depois do viaduto da BR-280 o sol apareceu já mostrando que esse pedal seria bem quente.



A gente ia conversando e de vez em quando o Maneca perguntava pelo Cabelo: "Por que ele não veio?".


Sem vento, o pedal fluía bem, no pedágio de Araquari a média era de 27 km/h.




Seguimos em direção ao nosso objetivo, apesar da presença do sol o clima ainda estava ameno.


No interior de Penha ainda tem muito verde nas planícies e morros.



Chegamos no nosso objetivo principal: Beto Carrero World. Do lado de fora ficamos observando os brinquedos do parque e a fila que já se formava para o pessoal entrar.





Começamos a fazer algumas fotos quando o celular do Maneca toca. Era o Cabelo. Ali começou uma discussão. O Maneca dizendo por que você não esperou e o Cabelo perguntando a mesma coisa. Não sei o que esses dois combinaram, afinal eles trabalham na mesma empresa e tem tempo de sobra para combinarem as coisas. O Cabelo disse que o horário marcado foi 4:00 hs e como não tinha ninguém lá ele seguiu sozinho. Depois de resolvido o problema, o Cabelo informou que já estava voltando e ligaria mais tarde para combinar de nos encontrar no caminho. Eu e o Maneca fomos procurar um lugar a beira mar para fazer um lanche.



O Maneca, muito cuidadoso, não queria nem colocar os pneus da bike na areia.



Voltamos para o nosso pedal, pegamos uma ciclovia na beira mar e fizemos mais algumas fotos. Como o Maneca adora animais, não se conteve ao ver esse bichinho.



O clima estava esquentando e a paisagem cada vez mais bonita.



Antes de sair de Penha, tivemos que pegar um desvio por causa do desfile de 7 de setembro, foi quando o Cabelo ligou novamente e combinamos de nos encontrar no trevo de acesso á Piçarras.



Tentamos acelerar um pouco o ritmo para não deixar o Cabelo esperando muito, mas outro desfile cívico, agora em Piçarras, fez a gente ter que mudar de caminho e nos atrasamos um pouco.


Chegamos no local de encontro e o Cabelo já estava nos esperando impaciente. Eu presenciei uma cena muito engraçada, onde um culpava o outro por não ter cumprido o horário combinado, mas claro, tudo em forma de brincadeira, afinal somos amigos.



Agora sim, a trip estava completa novamente, agora só faltava voltar para casa. Nesse retorno um vento forte lateral nos acompanhou até nossas casas.


Próximo do pedágio algumas nuvens escuras ameaçaram jogar água nas nossas cabeças, mas foi só alguns pingos e logo o sol voltou a brilhar.


No Posto Sinuelo o Maneca e o Cabelo fizeram uma parada rápida para abastecer as garrafinhas de água.


Apesar do nosso passeio pela cidade e do vento terem derrubado a nossa média para 25 km/h, o rendimento do pedal era bom. Comecei a sentir novamente uma leve dor na coxa, mas nada que derrubasse muito o ritmo. Mesmo assim faltava alguma coisa. Claro, ainda não tinha furado o meu pneu, porque agora parece que virou regra, toda vez que pedalo na BR-101 tenho que voltar pra casa com uma câmara furada. Se era o que tava faltando, agora não falta mais.


Por sorte eu contava com a melhor equipe de troca de pneus da cidade. A análise minuciosa para achar o causador dessa tragédia é especialidade desses carinhas. Um arame fino atravessou a fita anti furo. Logo a cabrita estava de pé novamente e a trip continuou.



O nosso objetivo de chegar em casa para o almoço não iria ser cumprido. Mas e daí, o importante era que a gente estava inteiro, com saúde e felizes. Me despedi do Maneca e depois do Cabelo, entrei na rua Ottokar Doerffel e dei uma paradinha no posto para tomar um isotônico e comer um salgado, afinal a fome já estava batendo. Segui pela Marquês de Olinda até em casa. Cheguei um pouco depois das 13:00 hs com 163 km rodados, muito cansado e com a marca do sol nos braços, é esqueci o protetor solar pois eu não contava com esse sol forte. Na próxima semana tem mais um desafio de bike, até lá.


4 comentários:

  1. Apesar das confusões e discussões, foi um ótimo pedal. Gostei muito de conhecer aquele bichinho aquático fora da água (coitado). Temos que colocar esse trajeto nos circuitos de treinos semanais!
    Semana que vem tem outro um pouco maior, não esquece e avisa o Cabelo que este sim vamos sair às 4:00h!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi um ótimo pedal, diferente e rimos muito, principalmente com esses contratempos. Pode deixar, semana que vem ás 4:00 hs. Valeu.

      Excluir
  2. Muito bom o passeio Jefo. Ainda naum sabia q vcs iriam soh ateh Penha pra me acompanhar e voltariam. Agora vejo que foi bom a confusaum de horarios, mas tudo resolvido jah.. rsss..
    Ateh semana q vem e naum esquece de avisar o Maneca do horário.. rssss
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu fui pego de surpresa, ainda não tinha decidido em ir com vocês. Mas é melhor um pedal com os amigos do que um pedal solitário. No fim deu tudo certo e tomara que o Maneca não confunda o horário novamente. Abraço.

      Excluir