sábado, 2 de fevereiro de 2013

02/02/2013 - Barra Velha e Barra do Sul

Nesse sábado decidi ir até Barra Velha. Mandei e-mail para alguns bikers que estivessem afim de me acompanhar nessa empreitada, mas só o Cabelo deu sinal de positivo. Marquei de nos encontrarmos ás 6:49 hs na saída da rua Porto Rico para a BR-101. Achei que 6:30 hs era muito cedo e 7:00 hs muito tarde, então se é pra quebrar vamos quebrar de vez. Cheguei lá alguns minutos antes do horário e logo já chegou o Cabelo. Para a nossa surpresa, estávamos com a mesma camisa, ficou parecendo uma equipe, que na realidade é o que formamos.
Na BR-101 a pedalada fluía bem. Estava amanhecendo e em alguns trechos a neblina ainda estava bem baixa. O sol já dava sinal que nos acompanharia forte durante toda a pedalada.
Quando chegamos no viaduto com a BR-280 o sol apareceu.

Tinha pouco movimento e a pedalada continuava rendendo, passamos pelo pedágio de Araquari e ás 8:10 hs passamos em frente a Havan.
Chegamos em Barra Velha com média de 29 km/h. O Cabelo tinha me falado que queria chegar mais cedo em casa, pois ele ainda tinha que fazer o almoço.
Sugeri de irmos até a Praia da Península em Barra Velha e passar pela ponte pênsil, ele pensou um pouco mas topou. Esse é um lugar bem atípico, á esquerda fica a lagoa de Barra Velha formada pela água doce do rio Itapocú e pela água salgada do mar e á direita tem uma pequena faixa de areia e o mar.

Não fomos até a foz do rio Itapocú, pois a proposta era apenas atravessar a ponte pênsil e cronograma é cronograma.


A vista de cima da ponte é muito bonita, de um lado a foz do rio Itapocú de do outro a cidade de Barra Velha.

Mais fotos sobre a ponte.
Chega de fotos, temos que voltar. Geralmente nos meus roteiros prefiro voltar por um caminho diferente. A minha proposta era voltar para a BR-101, atravessar o rio Itapocú e pegar a primeira rua á direita, se não me engano é a estrada Morro Grande que sai na praia Salinas de Barra do Sul. Missão dada é missão cumprida (no nosso caso foi comprida também).
No início a estrada de chão não estava tão ruim, tinha muita pedra solta e aquelas "costelinhas" que impedem a gente de colocar mais velocidade. O cansaço começou a bater e comecei escutar o Cabelo reclamando.
A estrada começou a ficar com mais areia e cada vez mais fofa. O pneu dianteiro virava e era difícil manter o equilíbrio sobre a bike. O Cabelo gritava: "quem teve essa ideia maldita". Enquanto isso eu ria, mas sofria junto. Foi um trecho muito desgastante, pesado e longo. Não aconselho ninguém a passar por esse caminho que não esteja bem preparado fisicamente e psicologicamente. Quando vimos o asfalto a alegria voltou nos nossos rostos. Paramos em uma lanchonete e fizemos nosso lanche. Olhem só como o Cabelo está feliz pelo trajeto feito.

Ficamos ali pouco mais de 10 minutos e logo pegamos a estrada. Eu pretendia chegar em casa ao meio-dia mas sabia que era difícil. Acho que na casa do Cabelo o almoço vai atrasar. Passamos pela colônia de pescadores de Barra do Sul e logo depois já estávamos na SC-495 que liga Barra do Sul à BR-280.
Apesar de ser tudo asfaltado, o acostamento praticamente não existia e um leve vento contra impedia de passar dos 30 km/h. Acho que o Cabelo ainda queria fazer a volta pela estrada Rio do Morro, eu até perguntei mas ele disse que hoje não rssss.
Fui até a rua São Paulo e nos despedimos, ainda parei uma última vez em um posto de combustível para comprar um Gatorade porque minha água já tinha acabado. E depois de 6:29 hs cheguei em casa com 144,58 km rodados. Ae Deivi valeu pela companhia e pelo desafio, muito obrigado mesmo. Quem quiser ler mais sobre essa aventura acessem o Diário de Ciclista. Abraço.

6 comentários:

  1. É isso ai Jefo, ótimo pedal. Melhor ainda o trajeto do Itapocu.. rssss...
    Foi uma manhã bem agradável e divertida.
    Realmente concordo com vc que formamos uma equipe, estávamos desfalcados de nossos outros integrantes, mas na próxima quem sabe estaremos completos.
    Que venha o pedal da Graciosa.
    Obrigado pelo convite Jefo.

    Abs do cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque mas sempre tem um pedaço que fica difícil nos roteiros que faço, próxima vez vou propor ir até o Rudnick e voltar para ficar mais fácil. Valeu pela companhia e quem sabe da próxima vez a gente junta o "quarteto fantástico" como diz o Maneca.

      Excluir
  2. Oi Jefo, adorei o passeio de vcs, estou treinando pra quem sabe um dia acompanha-los...(misericórdia Senhor, força na coxinha pra dar conta de tdo)
    As fotos ficaram muito legais e o relato do pedal tbm foi ótimo.
    É claro que o almoço não atrasou né Jefo, quando o cabelo chegou já estava tudo prontinho e ele nem se chateou. No próximo pedal vc já está convidado para almoçar conosco, geralmente espero o Neny com uma massa, acho que vc deve gostar tbm!

    Abs da Ita e até a próxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ita, que bom que você está treinando também, tô acompanhando no blog do Cabelo. Aguardo vocês em alguma aventura mais leve para começar e se der conta do recado se prepara para as próximas. Desculpa o Cabelo ter chegado tarde rssss, foi culpa minha, ele não sabia que eu queria entrar em Barra Velha mas se deu tudo certo fico mais tranquilo. Opa, adoro massa e não querendo ser abusado já estou aceitando o convite quando der certo. Abraço.

      Excluir
  3. o Jefo sempre escolhendo os melhores roteiros... Mas é isso aí, CRONOGRAMA É CRONOGRAMA!!! Na próxima nesse circuito eu também vou. Não sei se vou poder andar com vocês, pois não tenho dessa camisa! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você não foi, iria adorar o roteiro. Dai iriam ser dois me chamando de maldito. Quanto a camisa não esquenta. Traz uma camisa branca que eu pinto com tinta guache, fica quase igual. Abraço.

      Excluir