quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

05/02/2013 - Treininho Barra Velha - SC

O Maneca me convidou para um "treininho" na noite dessa terça-feira. Aceitei o convite, mas a correria durante o dia não permitiu que eu me prepara-se com calma para essa pedalada. Cheguei em casa e fiz um lanche rápido, não deu tempo para colocar os pneus de asfalto e na correria acabei esquecendo os documentos, celular e dinheiro em casa. A proposta do Maneca era fazer um bate-volta até Barra Velha, ele não me falou em quanto tempo queria fazer, mas eu estimava que em três horas estaríamos de volta. O ponto de encontro foi no viaduto da rua Porto Rico ás 18:38 hs.
Logo na saída o Maneca reclamou que seu pneu estava esvaziando: "Mas é coisa pouca, não dá nada" - disse ele. E também pegou no meu pé, pois fui com os pneus certos para esse pedal. Saímos e enquanto a gente pedalava conversamos um pouco, mas logo o Maneca impôs o seu ritmo de pedalada e vi a média passar de 29 km/h. Eu sempre pedalava mais atrás pois quando eu me aproximava o Maneca aumentava o ritmo, acho que ele queria me despistar.
Muitos carros e caminhões passavam por nós e nos cumprimentavam através de buzinadas e sinais de alerta.
Passamos pelo pedágio de Araquari e percebemos o asfalto um pouco molhado, mas no momento não estava chovendo.
Chegamos no trevo de Barra Velha em 1:20 hs de pedalada. Descansamos um pouco e registramos o momento com algumas fotos. Logo começou a chover forte e cheguei a sentir um pouco de frio, mas era só voltar a pedalar que esquentava de novo.
Fotógrafo profissional.
Não acredito que fiquei na frente da "velha".
Enchemos mais um pouco o pneu do Maneca e vamos voltar que o "tempo ruge" como dizem alguns conhecidos. Antes do pedágio já parava de chover e logo após o pedágio precisamos parar para encher mais um pouco o pneu do Maneca. Ouvimos um barulho de ar vazando e percebemos que a câmara abriu na região da válvula, era necessário trocar a câmara. O Maneca colocou uma câmara nova e para a nossa surpresa aconteceu a mesma coisa. Havia mais uma câmara reserva e o Maneca colocou ela, mas na pressa o pneu ficou um pouco deslocado e ele resolveu ir assim mesmo.
Mesmo assim o pneu continuava esvaziando e de tempo em tempo era necessário dar uma calibrada, provavelmente ficou alguma ponta de arame no interior do pneu que não conseguimos achar no momento. Depois de tanto tempo trocando pneu e enchendo, voltamos pedalando rápido, a vontade de chegar em casa era grande. Mas a nossa noite ainda estava começando, eram 21:45 hs quando ao passar pelo viaduto da BR-280 com a BR-101 ouvimos um barulho alto vindo do pneu traseiro da minha bike, em alguns segundos ele estava vazio. Ao tirar o pneu fiquei surpreso com o tamanho do objeto que atravessou o pneu e a fita anti-furo com facilidade.

Coloquei logo uma câmara nova e bora pra casa. Claro, ainda tinha que ficar enchendo o pneu do Maneca. Passamos pela curva do arroz e mais uma parada para calibrar o pneu, então o Maneca falou: "Vai Jefo, pode ir que agora estou em casa", ainda faltavam uns 5 km para ele chegar em casa, mas percebi que ele estava exausto e não queria mais ficar enchendo pneu toda hora. Fiquei sem ação pois não queria deixar ele sozinho naquela situação, mas ele insistiu, eu não poderia ajudá-lo de outra forma e me despedi dele. Estava com muita sede e sem dinheiro, por sorte estava perto do posto da Auto Pista Litoral Sul, para quem não sabe eles tem água, café e banheiro para serem utilizados pelos usuários da rodovia sem custo adicional. A bike não paga pedágio, mas utiliza a pista que é de concessão deles. Aproveitei e enchi minhas duas caramanholas de água bem gelada.
A autonomia da minha lanterna já tinha se esgotado e a única iluminação que eu tinha eram dos veículos que passavam por mim e iluminavam o acostamento. Continuei na BR-101 até a rua Anita Garibaldi e resolvi voltar pra casa por dentro da cidade, estava cansado de pedalar no escuro e de ouvir caminhões passando por mim. Cheguei em casa ás 23:15 hs, larguei tudo, tomei um banho e apaguei. E esse foi mais um breve longo treino, físico e psicológico. Pedalei quase 110 km e o tempo do martírio foi de 5:17 hs. Valeu pelo convite Maneca, espero que agora não reclame mais dos trajetos que eu faço, o seu trajeto fácil no fim ficou difícil kkkkkk. Mais uma aventura para ficar na memória. Leiam também o relato do Maneca no Natividade Aventuras Joinville.

4 comentários:

  1. esses caras gostam de aventura mesmo.. Acho q o Itapocu foi menos pior. ... rssss
    Esse pedal foi empenhado. Parabéns pela força de vontade.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o nosso pedalzinho de sábado foi mais longo, mas menos desgastante que esse de terça-feira. Mais uma aventura para ficar na memória.

      Excluir
  2. Jefo, quando tiver mais um pedalzinho desses não esquece de me convidar!!! Apesar de tudo, gostei prá valer. Isso sim é aventura e emoção de verdade.
    Mesmo assim, a coisa mais importante num ciclista preparado é saber e ter alguém para chamar em momentos difíceis....
    Eu tentava pedalar mais porque pensava que tú queria me deixar prá trás!!! Valeu Jefo, grande abraço e te espero no domingo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver um pedalzinho bom vou te convidar de novo, pode deixar. Por enquanto esse de terça foi campeão, parabéns. Valeu pela aventura e até a próxima.

      Excluir