domingo, 13 de janeiro de 2013

13/01/2013 - Mirante Serra Dona Francisca

O primeiro pedal do ano (pra mim) começou light. Até pegar o ritmo dos pedais de novo vai demorar um pouco. Pro asfalto a bike até que tá bem regulada, o problema é em subidas de estrada de chão. Recebi uma mensagem do Maneca no sábado para fazer esse pedal no domingo de manhã e eu topei. Combinamos de nos encontrar na praça próximo ao terminal norte ás 6:30 hs. Pra minha surpresa o Cassiba apareceu também, ele chegou atrasado mas isso não é surpresa pra a gente. Abaixo a foto com o Dr. João Colin.
Seguimos pela rua Dona Francisca e no Distrito Industrial pegamos a rua Hans Dieter Schmidt sentido BR-101, sempre no ritmo estilo cavalo doido claro.
Na BR-101 o pedal fluiu melhor, não é a toa que o Maneca chama de Playground. Em Pirabeiraba entramos na SC-301 e pedalamos rumo à serra Dona Francisca. Para não perder o costume e analisar o ritmo, zeramos os cronômetros ao passar pela ponte do início da serra, desse ponto até o mirante são 5,5 km mais ou menos. Eu e o Maneca já colocamos um ritmo mais forte visando fazer um bom tempo, enquanto isso eu ouvia o Cassiba aos gritos: "SEUS MALDITOS". A falta de prática me levou ao cansaço precoce e um pouco de perda no rendimento, o Maneca estava com mais gás e chegou um pouco na minha frente. Mesmo assim consegui subir em menos de 30 minutos, um bom tempo mas bem acima dos 00:27:30 hs que já consegui.

Alguns minutos depois já avistamos o Cassiba.
Descansamos um pouco e conversamos bastante, aproveitando o excelente clima, com o sol entre as nuvens e aquele ar serrano ficamos apreciando a paisagem.

Ficamos ali no banco conversando e avistamos mais dois ciclistas subindo a serra, cumprimentamos e um deles reconheceu o Maneca através do blog. Eu também os reconheci, pois são parentes do meu amigo Januário que antigamente costumava vir com eles nos pedais e era conhecido como "o cara". Atualmente vejo ele cuidando do seu filho e roçando a grama claro.
Eles nos convidaram para subir mais um pouco até a placa de "início da serra", mas o Cassiba estava com pressa e isso também não estava no cronograma. Sendo assim nosso destino era aproveitar a descida da serra e voltar pra casa. O grande fluxo de carros e caminhões atrapalhou de colocarmos mais velocidade na descida. Nessas horas a cautela e a segurança falam mais alto.
Eu já estava cansado, acompanhar esses caras no plano não é fácil. Voltamos pela BR-101 e nos despedimos no trevo do Distrito Industrial. Cheguei em casa após 3:42 hs de pedal e uma distância de pouco mais de 61 quilômetros.

E assim foi a primeira pedalada do ano, não foi uma graaannnde aventura, mas foi um passeio legal. Ainda deu tempo de chegar em casa e fritar um bife com cebola e legumes no disco. Abraço.