domingo, 5 de agosto de 2012

05/08/2012 - Caminhada em Itapoá - SC

Nesse final de semana fui até a praia de Itapoá onde o meu sogro está construindo uma casa para a gente passar os finais de semana e a temporada de verão. Trabalhamos no sábado e no domingo de manhã resolvi dar uma caminhada na praia para ver o mar e paisagens diferentes. Sai de casa ás 7:30 hs e segui em direção a praia.
O dia estava nublado e um pouco frio, por isso sai com uma camiseta de manga comprida, mas sabia que durante a minha caminhada teria que carregar ela na mão.
Aqui não respeitaram a força da natureza, queriam construir em cima da praia e depois de uma ressaca só sobrou ruínas.
Caminhei pela praia até próximo a rua da antiga prefeitura e como eu não queria voltar pelo mesmo caminho resolvi fazer um caminho diferente. Fui em direção á antiga prefeitura e já estava pensando no caminho de volta.
Saindo do ex-prédio da prefeitura segui até a estrada geral Saí-Mirim e segui em direção a SC-415.

Antes de chegar na rodovia estadual vi de longe um cachorro que corria atrás dos carros quando eles diminuíam a velocidade para passar pela lombada. Para não exagerar ele tinha o tamanho de um cavalo (exagerei) e percebi que eu poderia me incomodar com ele. Tirei a camisa de manga comprida e enrolei no meu braço esquerdo, coloquei a câmera no bolso e quando ele me viu aconteceu o previsto. Ele levantou as orelhas e correu em minha direção, deu uma rosnada e um pulo, preparei para me defender mas por sorte ele desistiu do ataque. Ficou me olhando meio desconfiado e depois me ignorou e continuou correndo atrás dos carros. Passado o susto avistei o porto seco no trevo de acesso a Itapoá.

Atravessei o trevo e fui até a placa de inauguração da rodovia SC-415.
Segui em direção ao porto de Itapoá mas meu objetivo não era ir até lá pois desse ponto até o porto são mais 8 km e iria demorar muito para eu dar a volta no pontal e chegar em casa. Eu sabia que tinha um caminho alternativo em direção ás praias há uns 4 km, mas nunca havia passado por lá.
Na foto abaixo é possível perceber uma entrada á esquerda em direção ás praias, foi nessa rua que eu entrei.
Segui pela rua e aos poucos a mata foi ficando cada vez mais fechada em volta, mas a rua era boa. Segui caminhando alguns quilômetros e percebi que o único barulho que eu ouvia era de alguns pássaros. Eu estava andando sozinho numa rua deserta que passava no meio do mato. Ouvi latidos de cachorros ao longe, poderiam ser cães de caçadores que infelizmente ainda tem nessa região. Apertei um pouco o passo pois não queria ter mais uma surpresa. De repente ouço o barulho de árvores caindo. Tinha gente no mato tirando algum tipo de madeira ou palmito, não fiquei para conferir, continuei andando mais rápido sem que ninguém me ouvisse.
Comecei a ouvir o barulho do mar, isso me deu um alívio. Avistei a primeira casa, que estava abandonada, mas ainda não via o mar.
Continuei a caminhada e depois de uma curva consegui ver mais algumas casas e ao fundo o mar. Agora fiquei mais tranquilo. Passei por uma ponte sobre o rio que passa atrás da casa do meu sogro.
Então fui atravessando ruas e quadras seguindo o rio, pois sabia que ele iria me levar até em casa. Agora já estou bem perto de casa, aproveitei para tirar mais essa foto próximo a avenida Principal.
Cheguei em casa ás 9:30 hs e pelo meus cálculos percorri aproximadamente 12 km. Esse foi mais um dia em que decidi fazer alguma atividade física buscando qualidade de vida. Uma aventura dessas recarrega as baterias e reativa o corpo e a mente. Agora chega de aventura que o trabalho na casa não acabou he he.

4 comentários:

  1. Ótima caminha para um domingo de manhã. Só fica parado quem quer, a vida nos dá muitas oportunidades para movimentar o corpo e a mente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na nossa região tem muitos lugares onde é possível fazer algum tipo de atividade física.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Marcelo. Nessa região também tem lugares muito bonitos para fazer uma pedalada.

      Excluir