sábado, 11 de agosto de 2012

11/08/2012 - A Volta do Norte - Pedalando em São Bento do Sul

Nesse sábado decidi fazer uma pedalada um pouco mais longa. O trajeto consiste em subir a serra Dona Francisca, passar por São Bento do Sul  e descer pela BR-280 ou vice-versa. Esse é o trajeto batizado de "A volta do norte" pelo Maneca. O objetivo era sair de casa ás 5:30 hs, mas me atrasei um pouco e acabei saindo ás 6:08 hs. Não queria chegar muito tarde em casa então precisava tirar a diferença no pedal.
Saí pelo distrito industrial e fui rumo a BR-101. A neblina estava muito forte e chegava a molhar a roupa mas ainda não estava frio. Entrei na SC-301 e comecei a subir a serra Dona Francisca onde a neblina estava mais forte. Uma pausa rápida no primeiro "cotovelo" da serra.
Cheguei no mirante da serra ás 7:50 hs e comi uma barrinha de cereal, tentei olhar a paisagem em volta mas a neblina não permitia. Por sorte não tinha muito movimento de carros e caminhões na serra nesse dia.

Apesar da subida estava fácil pedalar, o que estava incomodando um pouco era o frio nos braços. O sol fazia força para aparecer entre a serração fechada. Fiz mais uma parada na entrada da estrada Rio do Júlio ás 8:27 hs.
Sai na corrida para fazer pose para a foto mas não deu tempo.
Agora sabia que tinha uma longa subida até começar a descida. Os pastos foram aparecendo entre a serração e formando uma paisagem bonita. Próxima parada Campo Alegre.

Comecei a ver os primeiros raios solares no portal de Campo Alegre, já era 9:14 hs.
Cheguei em Campo Alegre ás 9:53 hs, não entrei na cidade, apenas uma foto para registrar a passagem e comer um sachê de glicogel.

Segui pela SC-301 até São Bento do Sul num sobe e desce frenético, são várias subidas e descidas longas. Cheguei na divisa das cidades.
Pedalei até a entrada principal de São Bento do Sul. Meu objetivo era passar pelo centro da cidade, ir até a prefeitura e pegar o caminho de volta. O centro da cidade estava muito movimentado, muitos pedestres e obras nas ruas que atrapalhavam o tráfego. Cheguei na prefeitura onde estava acontecendo uma passeata política. Não perdi muito tempo ali e já comecei a procurar o caminho de volta.
Não tive problemas em encontrar a BR-280. Dentro da cidade há várias placas orientativas.
Passei pela estação ferroviária e na lanchonete ao lado comprei um risoles para comer no almoço. Saí da cidade ás 11:25 hs com mais de 81 km rodados.

BR-101/Litoral lá vou eu.
Pedalei morro acima mais um pouco, daqui a vista é privilegiada. Enfim, BR-280.
Já passava das 12:00 hs o sol estava muito forte, procurei uma sombra para "almoçar" e descansar um pouco. Esse risoles veio na hora certa, estava com muita fome.
O sobe e desce ainda continua, isso já estava ficando cansativo. Quando tinha descida aproveitava para relaxar os braços e ombros. Aqui um longo paredão próximo ao acostamento.
Depois de uma longa descida cheguei no trevo de acesso a Corupá, segui em direção a Jaraguá do Sul.
Avistei umas montanhas familiares, talvez seja de Schroeder ou devo estar enganado.
Cheguei em Jaraguá do Sul, agora é só seguir as placas.
Morro das Antenas, um lugar que ainda vou subir.
Sai de Jaraguá do Sul, passei em frente ao portal de Guaramirim que era bem convidativo, mas hoje não, obrigado.
Essas longas retas da BR-280 dão um tédio. Bem, pelo menos não tem morro até o acesso á SC-413.
Entrei na SC-413 ás 15:05, mas ainda tinha chão pela frente. Até na minha casa faltam mais ou menos 40 km, ou seja, quase duas horas de pedaladas. Estava cansado, mas ainda tinha forças para pedalar mais alguns quilômetros. Cheguei na terra querida.
Cruzei o bairro Vila Nova e a BR-101, voltei pelo mesmo caminho de partida, distrito industrial, e ás 16:55 hs estava em casa com 180,33 km rodados.

Cheguei em casa com alegria de cumprir o objetivo no horário que prometi para minha esposa. Uma aventura que durou 10 horas e 47 minutos e que realmente mexe com a cabeça da gente, mas é gratificante.

4 comentários:

  1. Cara, fazer a volta do Norte é para poucos.
    Sozinho então, dá para contar nos dedos de uma das mãos.
    Parabéns e mais Parabéns!
    Continua nessa crescente que você vai longe Garoto!
    Abraço Manéca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maneca, quem sabe em 2013 eu possa te fazer companhia. Abraço.

      Excluir
  2. Sem palavras, fenomenal Jefferson.
    Parabéns!

    ResponderExcluir