domingo, 4 de agosto de 2019

04/08/2019 - Desafio Serra Dona Francisca

Hoje foi dia de voltar às corridas. Apesar de eu estar treinando pouco essa modalidade, resolvi me desafiar na subida da Serra Dona Francisca. Aproveitei também para utilizar esse desafio como um dos treinos para a maratona de Florianópolis, que pretendo correr no final do mês.

O dia começou cedo. Acordei às 4:30hs numa madrugada de muito frio. Coloquei uma água para esquentar e fazer um café, e já mandei mensagem para a minha equipe de apoio. Como a largada seria no pé da serra e a chegada no topo, precisei de ajuda para a logística funcionar. Aproveitei que o Ernandes e o Rodrigo iriam fazer um treino na serra e propus uma carona para eles até o local de largada e eles levariam o meu carro até no hotel. Dali em diante eles estariam livres para seus treinos. Isso não seria necessário se minha esposa dirigisse. Aliás, fiquei surpreso quando ela falou que queria ir assistir a chegada da prova.

Pois bem, saí de casa ás 5:30hs e fui até na casa do Rodrigo, depois fomos no Ernandes. Bikes no teto do carro e partimos para a Sociedade Dona Francisca. Cheguei no local de largada às 6:25hs e o jeito foi ficar correndo e pulando para espantar o frio. Enquanto isso, minha equipe de apoio subiu com o carro até no Hotel Fazenda Dona Francisca, local da chegada.

A serra foi fechada pela Polícia Rodoviária Estadual e foi dada a largada. Esse começo de prova é um pouco tenso. É nesse momento que a gente começa a avaliar as respostas do corpo. Demorei para esquentar, aliás, acho que não esquentei até o final da prova. A medida que a gente ia subindo o sol ia aparecendo, o vento aumentando e a temperatura caindo.


O Ernandes e o Rodrigo passavam por mim subindo e descendo a serra e fazendo as imagens. Foi bacana ter fotógrafos particulares na corrida.


Não sei se tem como se poupar em uma corrida dessas, mas foi o que tentei fazer. Corri nos meus 85%, digamos assim. Marquei alguns corredores com o pace parecido com o meu e tentei alcançá-los. Alguns eu ultrapassei, outros não.


Peguei um copo d'água no primeiro ponto de hidratação. Minha garganta estava seca. Foi o suficiente para eu ir até o final da prova. Os metros antes do mirante e depois do mirante foram os mais "pesados". Com mais da metade da prova nas pernas, essas subidinhas viram umas paredes. Depois do último cotovelo resolvi apertar o passo. Se eu queria ganhar mais alguma posição a hora era agora.


Acelerei o ritmo e esqueci tudo em relação à "controle do esforço" e "poupar energia", se fosse possível ultrapassar os 100% de esforço, era isso que eu queria. Comecei a dar sempre o máximo.


Depois da última subidinha antes do hotel, comecei a ouvir o locutor e a torcida e acelerei mais um pouquinho. Dentro do hotel ainda tinha a última rampa para passar pelo pórtico de chegada. Eu ouvia o pessoal me dando forças e chamando meu nome.



Não sei quem era, pois nesse momento a única coisa que um corredor quer é terminar a prova. Mas quero agradecer de coração todas as palavras da torcida.



Sentei por um momento, mas logo levantei e fui dar uma caminhada. Depois recebi os cumprimentos da minha esposa e logo chegaram os amigos.





Começou a esfriar bastante, e ainda batia um ventinho gelado. Troquei de roupa, peguei umas frutas, tomei um café quente e aguardei o resultado.




Assim que saiu o resultado eu já fui conferir. Fiquei em 4º lugar na categoria de 40 à 44 anos. Muito feliz com o resultado, apesar dos poucos treinos físicos. Fiquei por ali tomando mais um café e agora resta aguardar a premiação.




Hora de ir embora. Graças aos meus amigos, meu carro está aqui do lado e não precisei descer a serra correndo para buscar ele lá embaixo kkkk. Muito obrigado! Quero agradecer à minha família e amigos que sempre me apoiam e todos os seguidores do blog. Abraços.

Confira minha corrida no Garmin:

Confira minha corrida no Strava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário