sábado, 30 de janeiro de 2016

30/01/2016 - Volta do Norte (ao contrário)

Esse pedal era para ter acontecido há muito tempo. Porém no início do ano passado o Fabiano se acidentou de moto e então fomos adiando esse evento até ele estar bem recuperado. Já fiz essa volta umas três vezes, porém sempre subindo pela serra Dona Francisca e descendo pela BR-280. Fazer essa volta ao contrário seria como rever as mesmas estradas e lugares por um ângulo diferente, além de sentir na prática a força da serra de Corupá. Seria também a primeira vez que eu subiria até o planalto de speed. Há algumas semanas o Fabiano já foi dando uns toques que essa volta ia rolar. Então no sábado ás 5:00 hs nos encontramos no Pórtico da Expoville para dar início a esse desafio. Pra variar cheguei um pouco atrasado e encontrei o Flavio, o Fabiano e o Jedson que também iria para São Bento do Sul mas passando pela região de Rio Natal.


Nos despedimos do Jedson e seguimos pela BR-101.

 
Acessamos a BR-280, o clima estava bom e tinha muita neblina nesse horário.


No primeiro trevo de Guaramirim paramos para o Flavio verificar as sapatilhas que não estavam funcionando corretamente. Nada que uma chave não resolva.



Passamos por Jaraguá do Sul enquanto amanhecia e logo em seguida pedalamos pelo trecho mais tenso do passeio, que é o trecho da BR-280 sem acostamento até Corupá. Por sorte os motoristas foram cautelosos e alguns ficaram atrás da gente até terem espaço seguro para nos ultrapassarem. Que bom, não é sempre que isso acontece.


O ritmo estava bom e ás 7:40 hs fizemos nossa primeira parada programada no Posto Grid antes de enfrentar a serra. Comemos, bebemos e descansamos um pouco.


Seguimos nosso pedal ansiosos para saber como era a subida dessa serra. O Fabiano não quis arriscar ir de speed, pois com a mountain bike ele teria mais opções de marchas.


O início da subida não é tão íngreme e passa a sensação de ser mais fácil que imaginamos, mas essa serra também tem seus truques.






Depois de alguns quilômetros de subida veio uma descida boa que parecia que ficaria assim até São Bento do Sul. Porém depois dessa placa o bicho pegou.


A subida era muito íngreme e achei que não daria conta de subir pedalando. Pensei na minha mountain bike nesse momento, mas para superar logo esse obstáculo levantei do selim e fiz força. Nesse momento o Flavio me ultrapassa muito rápido que até parece que estava com um motorzinho, mas logo o combustível dele acabou rsss.




Agora sim.

Paradinha rápida para o Fabiano se maquiar
Essa placa do "longo trecho em declive" é só para enganar bobo, na verdade a gente nem enjoa de descer e já tem que subir tudo de novo.


E assim foi até a entrada do bairro Serra Alta: sobe, desce, sobe, desce.



O acesso ao bairro é por uma subida, isso explica porque deram esse nome.


Enfrentamos muitas subidas dentro da cidade e um trânsito intenso de carros e pedestres. Depois de subir muito, encontramos uma descida e fomos parar na praça central em frente á igreja matriz ás 10:50 hs.


Essa era mais uma das paradas programadas e ali tem tudo que um viajante sobre duas rodas precisa: banheiro, água e sombra.


Fizemos nosso lanche na companhia de um cãozinho muito educado que ficava esperando uma migalha de pão com seu olhar de "gato de botas".


Depois de tudo pronto tiramos a foto em frente á igreja e combinamos de fazer mais uma parada rápida para saborearmos uma Coca-Cola bem gelada.


Tá contente agora?
Agora o sol estava de rachar o lombo e enfrentamos um vento contra para sair de São Bento do Sul e chegar na SC-418.



O sobe e desce continuou com um vento forte muito estranho: ás vezes lateral, ás vezes á favor, ás vezes contra . Pelo menos aqui tem acostamento em boa parte do trajeto.



Fizemos uma parada para foto ao passar por Campo Alegre pois não resistimos à essas lindas flores kkk.




O sol continuava fritando nossos pensamentos, assim como o vento tentava fazer a gente perder o equilíbrio. Depois de Campo Alegre tem alguns trechos sem acostamento mas aqui no quintal de casa a gente tira de letra.


Agora vai começar a diversão.
Ás 13:35 hs fizemos a última parada programada no mirante da serra Dona Francisca. O problema é que aqui não tinha nenhuma sombra mas o vento fazia a gente se enganar com o calor.


Cada um fez um lanche rápido e enchemos as caramanholas de água da bica.




Agora para descer a serra o vento estava contra e um bafo forte subia do asfalto fazendo a sensação térmica subir. Chegamos na BR-101 e agora era só chegar até na Expoville.


Todo mundo estava bem desgastado e assim que chegamos o Flavio já se esticou no chão para aliviar as dores nas costas. Já eram 14:40 hs e tudo ocorreu bem com pequenos imprevistos e sem pneus furados.




Muito obrigado ao Fabiano pelo convite e ao Flavio pela parceria, espero muitas aventuras para esse ano. Até a próxima, abraços.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

2 comentários:

  1. Pedal com saída antes do amanhecer sempre é bom para não enfrentar tanto calor.
    Apos sete meses em faze de recuperação consegui cumprir o objetivo que foi adiado em 2015, mas o pedal foi nota 10.
    Agradeço a companhia dos parceiros no desafio.
    E que venham outros pedais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de um ano de espera enfim conseguimos realizar esse pedal. Foi um desafio muito legal e divertido. Também agradeço a companhia e o convite. Abraço.

      Excluir