domingo, 29 de novembro de 2015

29/11/2015 - 9º Desafio Márcio May

Mais um ano vai chegando ao fim e novamente estou em Rio do Sul para participar dessa prova clássica que reúne ciclistas de todo o Brasil e até do exterior. É a minha quarta participação e novamente me inscrevi na categoria de mountain bike 60K. O Pelinha, Fabinho e Flavio também se inscreveram e como aconteceu no ano passado, fizemos aquela carinha de gato de botas para ficar na casa da Dona Tereza, mãe do Pelinha. Dias antes da viagem surgiram algumas mudanças pois a esposa do Fabiano não poderia ir, então "convidei" a minha esposa para que ficasse em casa também. Assim eu, Fabinho e Flavio iríamos em um carro só. No sábado fiquei encarregado de coletar os cães sarnentos em seus devidos lares já com a capivara (VW Quantum) em ritmo de competição com os vidros adesivados. Duas bikes foram dentro e uma no rack.



Fizemos uma viagem muito cansativa devido a um congestionamento em Apiúna mas deu tudo certo. Assim que chegamos em Rio do Sul já fomos até o local do evento retirar nossos kits.



Encontramos os colegas e conhecidos do mundo ciclístico. Conversamos um pouco, trocamos algumas ideias e depois fomos fazer compras para o café da tarde, a janta e o café da manhã do dia seguinte. Depois do primeiro café o Fabinho quis mostrar que era um menino prendado e já foi tomando conta da cozinha.


Logo depois foi a vez do Pelinha e do Flavio matarem a saudade de tanto tempo longe e se encarregaram de fazer uma bela macarronada para a janta.


Depois de bem abastecidos tomamos um banho e fomos dormir pois no dia seguinte não teria muito tempo para isso.


Acordamos ás 6:00 hs e começamos a fazer os preparativos com alimentação e os últimos preparos com as bikes. Saímos ás 7:30 hs rumo ao local de largada que ficava há alguns quilômetros da casa onde estávamos. O céu estava nublado e o clima meio abafado, não parecia que ia chover tão cedo.


No local de largada alguns ciclistas já estavam aquecendo enquanto outros ficavam conversando como a gente.


Encontramos o Ernandes que trabalhou comigo na falida Busscar Ônibus e agora também aderiu aos prazeres do ciclismo.


Minutos antes da largada o corpo começa a tremer e eu sinto aquele friozinho na barriga. Para ajudar o locutor começa a falar dos desafios vencidos, superação e etc. E a música de fundo se não é aquela do Ayrton Senna é aquela tema do filme Carruagens de Fogo. Daí é pra acabar com o atleta já na largada.

Foto: TrilhasBR

Depois disso vem a contagem regressiva, largamos sob uma forte chuva e com atenção redobrada devido ao aviso de vários buracos na pista. Como sempre a largada é neutralizada nos primeiros quilômetros, mas aqui neutralizada é 42 km/h.

Foto: TrilhasBR

Eu estava bem posicionado atrás do primeiro pelotão, mas na serra esticou tudo e não consegui acompanhar o ritmo dos ponteiros, mesmo assim foi minha melhor subida comparando o tempo com os outros anos. Lá em cima o sol apareceu, fiz o retorno e na descida uma serração e a pista muito molhada me aguardavam. Passei pelo Fabinho, Ernandes e Flavio que ainda estavam subindo, dei uma olhada rápida para o ciclocomputador e estava marcando 80 km/h, que adrenalina.

Foto: TrilhasBR

Desci sozinho e continuei assim por mais uns 10 km, até ser alcançado por outro atleta desgarrado e juntos fomos aumentando o ritmo e conseguimos alcançar outro grupo com três atletas. O grupo foi ficando maior e na parte dos pavês escapei do pelotão e consegui me infiltrar no pelotão que estava mais a frente.

Foto: TrilhasBR

A tensão aumentava e havia muitos buracos na pista que eu desviava ou muitas vezes saltava por cima. Nosso pelotão tinha entre 10 e 12 competidores, no último quilômetro consegui me posicionar bem a frente e fui na roda de um dos ponteiros do pelote até dar o bote e tentar uma ultrapassagem no sprint.

Foto: TrilhasBR

Por meia roda não consegui fazer a ultrapassagem, mas foi muito emocionante, me senti no Tour de France.

Foto: Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike

Chegada do pelotão que eu estava

Peguei minha medalha de participação e uma fatia de melancia, não conseguia nem ficar em pé. O Pelinha, que tinha feito 45 km, veio me cumprimentar e entreguei a bike para ele segurar enquanto eu sentei no meio fio.


Alguns minutos depois chegaram o Ernandes e o Fabinho.


Ficamos esperando o Flavio e ele não aparecia, começamos a ficar preocupados, mas depois de muito tempo ele apareceu são e salvo.


Fiquei muito feliz com o meu desempenho e a minha colocação. Em relação ao ano anterior conquistei bastante posições. Fiquei em 11º na categoria e 53º na classificação geral, contra 17º e 78º do ano anterior. Depois de conversarmos um pouco e descansarmos bastante é hora de voltar para a casa.



Dei um trato na bike e depois fui para o chuveiro, saía areia até do ouvido. Almoçamos frango com maionese e pão e depois colocamos as coisas novamente na querida capivara e pegamos a estrada. Quero agradecer novamente a Dona Tereza e Pelinha que nos ofereceram um lar por dois dias. A gente fica tão a vontade que até parece que estamos em casa. Ao Fabinho e Flavio pela companhia e parceria nesse evento, ao meu "Paitrocinador" que ainda ajuda esse marmanjo nessas loucuras, a minha esposa que não pode vir mas ficou em casa na torcida e a todos que acompanham minhas aventuras mesmo de longe. Ano que vem quero estar aqui de novo. Abraços.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

4 comentários:

  1. Pois é Sr. Seco Jeferson... Eu sou um daqueles que acompanham de longe teu Blog e estava torcendo por você, Pelinha, Flavio e Fabiano de longe !
    Claro que queria ver o circo pegar fogo entre vocês..Hahahaha
    Já tive a oportunidade de participar junto com você e os amigos neste evento alguns anos atrás e realmente vale a dedicação e esforço de viajar para Rio do Sul para participar. Mas no ano que vem eu pretendo estar lá também para ganhar de você, já que em 2013 você chegou na minha frente...Kkkkk
    Saudades da Dona Tereza e do Pelinha... então já vou, apesar de Aposentado preciso treinar! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Nanico, deixa de ser mimadinho e vê se comparece no próximo. A gente se diverte muito na competição e fora dela e ainda testamos nossos limites. Deixa desse papo de aposentadoria e tira a bunda do sofá. Valeu.

      Excluir
  2. A propósito na volta tú passou com os amigos na serrinha das Tifas como no ano passado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi necessário, apesar de ter um pouco de fila o trânsito estava fluindo no dia. Mas mostrei o caminho, quem quiser se aventurar naquelas bandas já sabe onde começa a diversão.

      Excluir