domingo, 11 de janeiro de 2015

11/01/2015 - Serra Dona Francisca

Eu tinha preparado a bike na sexta-feira para fazer um treininho em estrada de chão. Deixei tudo pronto para o dia seguinte. No sábado acordei com muitas dores no corpo devido ao trabalho do dia anterior e quando olhei para a bike o pneu estava vazio. Essa foi a deixa para eu voltar para a cama. Mais tarde percebi que a câmara nova tinha se rasgado por dentro, um rasgo de uns 5 cm. Isso que dá a gente mudar a marca que está acostumado a comprar e acaba jogando dinheiro fora com esses componentes de segunda linha. Bem, coloquei os pneus slicks novamente e recebi um convite do Flávio para acompanhá-lo no domingo até o Hotel Fazenda Dona Francisca no alto da serra. O Maneca também marcou pedal para Barra Velha, mas ele já tá bem grandinho, quer dizer, com bastante experiência e pode ir sozinho. Já o Flávio está se recuperando de algumas cirurgias e ainda tem mais uma para fazer, portanto achei melhor não deixar ele ir sozinho.
Na manhã de domingo o tempo já dava sinal que iria esquentar rápido e ainda consegui acompanhar o nascer do sol.


Cheguei no ponto de encontro e o Flávio já tinha mandado mensagem de atraso devido a um pneu furado.



Não demorou muito para ele chegar e logo já estávamos seguindo em direção a serra. Como o pedal fluía sem exageros conseguimos colocar o papo em dia.







Fizemos a tradicional paradinha na ponte antes da subida. Nos hidratamos e descansamos um pouco.




O Flávio ainda está fora do ritmo que ele está acostumado e depois de 5 meses parado é claro que a recuperação é lenta. Por isso não tivemos pressa e fizemos paradas sempre que necessário.



Enquanto o Flávio pedalava eu aproveitava para visitar as cachoeiras da serra e tirar fotos.




Chegamos no mirante da serra. Outros ciclistas também aproveitaram o tempo bom para pedalar nesse roteiro. Nesse momento fazia muito calor, que era amenizado com a leve brisa da serra.


Nosso objetivo estava um pouco mais acima, então não demoramos muito e fizemos mais alguns zig-zags até chegar no Hotel Fazenda Dona Francisca, no topo da serra.










Chegamos e já é hora de voltar. A descida da serra deu mais um alívio no calor e para isso não precisamos fazer muito esforço, era só soltar os freios. Nos últimos 2 km de descida tivemos que tomar mais cuidado pois dois caminhões estavam segurando o trânsito e se formou uma longa fila de carros. Na região do Rio da Prata perguntei para o Flávio onde ficava a Estrada Mildau e resolvemos fazer mais esse trechinho que fica ao lado do Morro do Tromba.




A estrada é toda asfaltada com várias chácaras e alguns recantos. Com aproximadamente 3 km chegamos no final da estrada e agora era só voltar.



Na volta resolvi ir até na casa do Flávio para calibrar a suspa que está bem molenga. Então seguimos pela Dona Francisca até no Distrito Industrial da cidade, mas antes o Flávio precisou comprar alguns isotônicos no posto de Pirabeiraba.



Chegamos na casa do Flávio, a mãe dele já nos ofereceu água gelada que é sempre bem vinda. Tentamos calibrar a suspensão mas não deu certo. Acho que vou ter que comprar alguns reparos no cartão da Josi rssss.


Me despedi do amigo e comecei o meu retorno ao lar. Já passava das 11:00 hs quando cheguei no bairro e o sol já estava fritando os miolos.


Cheguei em casa com 81 km rodados, um dia muito bom para sair de casa e fazer qualquer tipo de atividade. E se não deu certo o que você planejou, tenha sempre um plano B em mãos. Se não tem o plano B dá um jeito de arranjar um. Abraços.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

2 comentários:

  1. É isso ai Jefo
    Sempre disposto para acompanhar os amigos de pedal.
    Ótimo treino, subir a serra sempre é bom para manter a forma.
    Abraços
    Fabinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabinho, o negócio é não parar. Estou te aguardando para os treinos e para fazermos a volta do norte juntos conforme combinamos. Boa recuperação. Abraço.

      Excluir