sábado, 5 de abril de 2014

05/04/2014 - Morro do Boi - Corupá - SC

Durante a semana recebi o convite do Maneca para fazer a subida do Morro do Boi em Corupá. Eu gosto desse tipo de aventura, mas não tenho muito as manhas e por isso não me arrisco muito. Junto estavam o Cassiba e Sidnei, fizemos um racha para colocar gasosa no carro do Maneca e saímos do Vila Nova antes das 5:00 hs. A viagem foi rápida e ainda não tinha amanhecido quando chegamos em Corupá. Esperamos na estação ferroviária pois o Maneca e o Cassiba precisavam dar uma aliviada.

O Sidnei tinha uma foto e algumas informações sobre a trilha que ele conseguiu na internet, pegamos uma estrada de chão em direção ao tal morro e chegamos na goiabeira que dá início á trilha, conforme a foto que ele tinha.

No início erramos a trilha mas logo voltamos e pegamos a trilha certa. É possível caminhar com passos largos nesse começo, mas logo depois começa a baixaria. A trilha começa a se fechar e ficar mais escorregadia.

Eu não estava com o calçado adequado e logo percebi que teria problemas.

A medida que a gente avançava a trilha ficava cada vez mais íngreme, em alguns pontos tivemos que passar rastejando por baixo de bambus.

Depois de alguns escorregões chegamos na crista do morro onde é possível ter a visão do outro lado.

É preciso caminhar por alguns metros sobre a crista até chegar ao cume. Alguns minutos depois eu e o Sidnei chegamos no ponto mais alto do morro onde o Maneca e o Cassiba já nos aguardavam impacientes.

Ficamos ali por um tempo contemplando a paisagem e conversando a 805 metros de altitude. Fizemos um lanche e mais fotos.

Tinha um morro um pouco mais alto ao nosso lado, foi cogitado de ir até lá pois estávamos com dúvida qual seria o Morro do Boi. Acabamos não indo até lá e depois a dúvida foi tirada por um conhecido do Sidnei que confirmou que chegamos no lugar certo.

Começou a ventar um pouco mais forte e as nuvens começaram a tomar conta dos morro em nossa volta, resolvemos descer.

A descida foi mais perigosa que a subida. Descendo a gravidade te empurra pra baixo e não dá tempo de se agarrar em alguma coisa, muitas vezes nem tem aonde segurar.

Depois de dois tombos o jeito foi sentar no chão e escorregar de bunda em um tobogã de pedras e lama.

Quando chegamos no carro percebi que tinha esquecido a roupa em casa e só tinha trazido a toalha e um par de chinelos. E daí o carro do Maneca é para essas coisas mesmo. Tomamos um café em uma panificadora da cidade e analisamos as sequelas da nossa brincadeira.

E assim foi aberta a temporada de montanhismo desse ano. Espero conhecer outros lugares que por enquanto só ouço falar. Muito obrigado aos meus companheiros de trilha e até a próxima.