sábado, 16 de novembro de 2013

16/11/2013 - 3º Dia Expedição Serra & Mar - de São Ludgero a Tijucas

Apesar do calor do início da noite, na madrugada até deu para puxar uma cobertinha. Dormimos todos em um quarto. Acordei com o barulho do Maneca enfiando o dedo no ventilador. Os patos e gansos já faziam barulho na água do açude que ficava embaixo da nossa janela. A minha tia já tinha colocado o café da manhã na mesa, muitos pães, docinhos e cuca. Começamos a arrumar as coisas e logo chegou o Hamilton para dar aquela força e se despedir.

Mais uma vez esqueci de tirar fotos com meus tios e primos, não sei onde estava com a cabeça, acho que fiquei muito preocupado querendo que as coisas dessem certo.

Pegamos um trechinho de estrada de chão mas logo a gente já estava na rodovia para seguir rumo á Braço do Norte. Entramos um pouco na cidade para conhecer a loja do nosso patrocinador Bike & Adventure. Chegando lá fomos recepcionados pelo Sr. Dálcio, muito simpático, fez questão de nos mostrar toda a estrutura da loja, inclusive o estoque e o estúdio próprio. A loja conta com vários funcionários e diversos produtos a pronta entrega.

Ainda ganhamos um creme anti-atrito e partimos para o nosso destino. Perto de Termas do Gravatal ameaçou uma chuva que não se confirmou, foram apenas alguns pingos. Subimos uma serrinha leve e não demorou muito para chegarmos em Gravatal.

De Gravatal até Tubarão foi rápido, já era possível avistar a BR-101. Eu dizia pro Maneca: "Chegamos no playground". E ele dizia: "Não me engana Jefo, fala a verdade". Quando chegamos na BR-101 foi uma alegria só. O pedal fluiu bem e manter os 35 km/h não era muito difícil. Em Capivari de Baixo passamos pelo complexo termelétrico Jorge Lacerda.

O pedal estava rendendo, a felicidade era visível nas nossas faces. Até que enfim um trecho sem muitas subidas. Logo chegamos no Canal Laranjeiras onde esta sendo construída a ponte Anita Garibaldi, obra necessária para a duplicação da BR-101.

Aqui o pedal não rendeu muito, a ponte de Cabeçuda não tem acostamento e é muito estreita, o jeito foi colocar a bike nas pedras e empurrar.

Após o trevo de acesso á Laguna o pedal continuou rendendo, com um vento a favor a tocada era boa até furar um pneu da bike do Maneca.

O Maneca fez a troca muito rápido e partimos para Imbituba fazer o nosso almoço, como o pedal estava rendendo bem decidimos não parar para fazer lanche.

Chegamos no restaurante e antes de entrar li o que estava escrito na porta e fiquei na dúvida. Será que traje de ciclista é traje indecente? Bem o máximo que vai acontecer é um convite para nos retirarmos.

Fomos muito bem atendidos, foi prático e rápido. Não demorou muito e nosso almoço já estava sobre a mesa e por um preço acessível. Gostei bastante desse lugar.

Depois fomos pegar água gelada no posto e antes de partir o Maneca e o Cabelo resolveram dar uma lubrificada na corrente.

Depois do almoço o rendimento "pesou" um pouco, mas logo depois tudo voltou ao normal. O Maneca estava ansioso para atravessar logo Paulo Lopes pois ele queria muito conhecer o tão comentado Morro dos Cavalos.

Chegamos no Morro dos Cavalos, o problema aqui não é só o morro e sim a falta de acostamento e as finas dos caminhões.

Logo depois vem a descida e é possível avistar a cidade de Palhoça e a Pedra Branca.

Depois de Palhoça passamos por São José e em Biguaçu paramos para fazer um lanche.

A Cabela foi na frente já adiantar o check-in no hotel e preparar as coisas. Ela pensava que a gente ia chegar por volta das 19:30 hs, mas como eu falei esse trecho da BR-101 rendeu bastante com a ajuda do vento e ás 18:50 hs chegamos em Tijucas pela primeira vez sem precisar ligar as lanternas.

O quarto era amplo e tinha espaço de sobra para as bikes, ali tomamos um banho bem sossegados, ligamos a tv e falamos com nossos familiares.

Devolve o chinelo da Cabela

Eu e o Maneca esquecemos nossos chinelos lá na Toca dos Tigres, o jeito foi ir descalço até uma lanchonete e voltar logo para dormir.