domingo, 7 de dezembro de 2014

07/12/2014 - 1ª Volta na Lagoa de Barra Velha - SC

Dezembro sempre é meio complicado para fazer alguma atividade. Muitas festas, confraternizações e compromissos com a família ocupam boa parte dos finais de semana. Mas quem não consegue ficar parado sempre consegue um tempinho para alguma atividade. Então eu e o Fabinho aproveitamos para participar de uma confraternização da Associação de Moradores do Bairro Quinta dos Açorianos de Barra Velha - SC. O evento aconteceu na lagoa próximo da ponte pênsil. A intenção era aproximar a comunidade e simpatizantes dos esportes alternativos como: canoagem, caminhada, corrida e ciclismo. A inscrição era bem acessível que na verdade era uma doação à associação apenas para cobrir os custos com as despesas ( dez reais por modalidade). Me inscrevi na modalidade corrida 8,5 km e ciclismo 8,5 km.



Assim que cheguei no local do evento o Fabinho me ligou porque estava perdido, mas logo ele chegou e fomos pegar nossos números e camisetas do evento. Ainda deu tempo para assistir o final da etapa de canoagem com a vitória do Zangão e do Pomba do Clube de Canoagem Kentucky de Jaraguá do Sul - SC.




Logo depois atravessamos a ponte para a largada da corrida. O trajeto seria correr em direção à Praia Central e voltar pelo outro lado. O terreno era misto com trechos de terra, lajotas e asfalto.


Ás 10:00 hs foi dada a largada, eu consegui manter o meu ritmo e ainda consegui ultrapassar alguns atletas na primeira metade da prova. As posições começaram a se definir e no trecho de asfalto o bicho pegou pra valer. O sol estava muito forte e o asfalto parecia que estava em brasa. Não demorou muito para o meu pé começar a ferver dentro do tênis. Meu ritmo caiu um pouco mas consegui manter a minha posição e chegar entre os dez no geral.



Assim que cheguei da corrida descansei por cinco minutos e já fui me preparando para a largada do ciclismo.



Nessa o Fabinho estava inscrito também, atravessamos a ponte e ficamos conversando com os outros participantes.





A maioria do pessoal era gente da comunidade, com bikes simples e aparentemente sem muita pinta de ciclista. Então nos posicionamos mais atrás, pois apesar de ser uma competição o objetivo principal era a participação.


Foto: Marianne K. Junghans

Dada a largada ficamos atrás dos jovens esperando eles se dispersarem um pouco e então começamos as ultrapassagens. Consegui manter a ponta por alguns metros mas logo fui ultrapassado pelo integrante do grupo Senta Perna. Tentei ir na roda dele mas o ritmo estava um pouco acima do meu. Mesmo assim eu não perdia ele de vista. No trecho de asfalto pegamos um forte vento contra e meus pneus garrudos não renderam muito bem, já que eu tinha preparado a bike focando no trecho de terra. Faltando 1/4 para o fim da volta o Fabinho chegou e começamos a fazer um revezamento no vácuo afim de alcançarmos o primeiro colocado. Mas o Fabinho está mais bem preparado fisicamente do que eu e assim que ele decidiu abrir eu não consegui mais acompanhar. Olhei para trás, não vi ninguém e me contentei com a terceira colocação.


Procuramos uma sombra para fugir do sol e nos hidratar.

Mesa de troféus.
Churrasco.

A premiação foi sob o sol e só tinha premiação nas categorias. Na corrida conquistei a terceira colocação na categoria adulto 21-40 anos.


E no ciclismo também fiquei em terceiro lugar na categoria adulto 21-40 anos.


Não costumo ver muitas associações de moradores organizarem eventos de esporte. Por isso tenho que dar os parabéns à Associação de Moradores do Bairro Quinta dos Açorianos pela excelente organização do evento e principalmente apresentar à comunidade esportes alternativos que podemos praticar na nossa região. Espero poder participar novamente no próximo ano.


Saí dali com as pernas bem doloridas. Na hora não estávamos com fome, por isso resolvemos dar uma paradinha na casa do Maneca para filar uma lasca de costela que ele sempre compra aos domingos. Mas dessa vez ele estava com sorte, pois não encontramos ele em casa e tivemos que voltar pra casa de barriga vazia.


Quem quiser saber mais sobre as atividades da Associação de Moradores do Bairro Quinta dos Açorianos de Barra Velha - SC é só clicar aqui.

Próxima semana tem mais. Abraços.

Confira minha corrida no Garmin:

Confira minha corrida no Strava:


Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

2 comentários:

  1. Jefo só fiquei na sua frente porque você já estava cansado da prova anterior.
    Sabe que você é um super randonneur e eu só estou aprendendo com você.
    Abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabinho, que bom que posso ensinar alguma coisa para alguém. Mas o mérito foi seu, afinal está se dedicando mais aos treinos. Parabéns.

      Excluir