domingo, 3 de março de 2013

03/03/2013 - 2ª Etapa Marathon Cross Country (XCM) - Joinville

Nesse domingo de muito calor, resolvi participar da 2ª etapa do catarinense de marathon cross country que aconteceu no Circuito Piraí, situado no bairro Vila Nova em Joinville, Santa Catarina. A prova foi uma comemoração aos 20 anos da Polícia Militar Ambiental que tem seu quartel localizado nessa região. Me inscrevi na categoria Master A2 que deveria dar duas voltas em um circuito de 21 km (abaixo em azul).
Cheguei no local com meia hora de antecedência e fui confirmar minha inscrição. Fiquei surpreso com a quantidade de ciclistas presentes de toda a parte do estado, a maioria federados claro, mas também tinham muitos amadores participando, inclusive eu.
A largado foi dada dentro das dependências do quartel.


Depois seguimos pela estrada Piraí até a subida da serrinha, não conheço muito essa região mas segundo meu amigo Cabelo era a serrinha Alpina, depois a gente descia e saía na estrada do Salto II e entrava na estrada Blumenau, passava pela ponte coberta, pórtico Piraí e estrada Comprida, depois pegava uma trilha no meio do arrozal e saía na estrada do Atalho chegando novamente no quartel da polícia ambiental.
A primeira volta fiz em 53 minutos, eu já estava morto e o sol era muito forte. Eu tive vários contratempos antes da prova e durante, mas decidi parar de reclamar e participar dessas provas com as condições que eu tenho, por isso não vou entrar em detalhes. Mas posso falar como foi a corrida. Na descida da serrinha haviam muitas pedras soltas o que exigia bastante atenção dos ciclistas. Na trilha do arrozal, a gente passava por dentro da plantação de arroz em uma estradinha usada pelas máquinas, outro trecho bastante desgastante, foi quando uma toiça de capim enrolou no cassete e as marchas ficavam trocando sozinhas, que beleza, agora eu tinha câmbio automático. Quanto a realização da prova, quero destacar alguns pontos positivos e negativos que percebi. Pontos positivos: recepção, valor da inscrição acessível, indicação do trajeto, atuação da polícia ambiental em todos os trechos de bifurcação orientando os competidores, motoristas e parando o trânsito de veículos quando necessário, frutas no final da prova, troféus e medalhas muito bonitos. Pontos negativos: não tinha ponto de reabastecimento e nem água no final da prova, não sei se isso é comum nas provas da federação, muito movimento de pessoas, ciclistas que já haviam terminado a prova, crianças e animais no local da largada, podendo causar um acidente e confundindo os fiscais da prova.
No final da prova meu rosto estava ardendo, pedi para minha esposa procurar água para eu me refrescar, ela saiu e voltou com uma garrafinha, apesar da água estar quente eu abri ligeiro e derramei sobre a cabeça, senti meus olhos arderem mais e minha cabeça borbulhava, era água com gás. Terminei a prova com 42 km e tempo de 2:00 hs. Fiquei em 11º na minha categoria. Depois da corrida fui almoçar com a família na Fazenda Xanadú na estrada do Pico.

12 comentários:

  1. Jefo, que bela participação nesta prova. Eu sei bem como estava quente neste domingo pois também fui pedalar e senti o calor dar aquele tapinha na canguta também.

    Só elogios ao resultado, incrível.
    Em parte fiquei curioso pra saber os contratempos, quem lê teu blog com certeza tá interessado em saber também :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, então vou contar só pra você. No sábado minha esposa fez um chazinho diurético, ela disse que estava ruim então para incentivá-la, eu tomei quase meia garrafa e disse: "Não é tão ruim bebe mais um pouco que você se acostuma". Resultado: tive uma noite de rei, sentado no trono, foi um piriri forte, até amanhecer, pensei em desistir da prova, mas no fim decidir ir assim mesmo, cansado, desidratado e com uma moleza nas pernas que fazia tempo que não sentia. Depois ela me falou que tinha errado a dosagem do chá, a quantidade que ela usou dava para fazer 5 litros de chá e ela fez 1,5 litros. Durante a prova aquele velho problema da troca de marchas da bike com esse tipo de pneu. Como ainda não consegui trocar ou comprar outra, tenho que encarar com essa mesmo. Espero que tenha matado a curiosidade. Valeu.

      Excluir
    2. Só pra mim e pra toda a torcida do flamengo heheh.

      Que noitada hein?

      Mas cara, isso acontece. Se com todo este descarrego intestinal, tu ainda teve a performance toda que comentou, fiquei ainda mais orgulhoso de ti. Parabéns mesmo

      Excluir
  2. Achei de um tamanho amadorismo da Federação não divulgar amplamente esta prova. Sinceramente, da impressão que "não querem se incomodar". Uma pena. Em Curitiba, uma prova assim da facilmente 400 participantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luiz. Esqueci de comentar esse "detalhe". Eu mesmo me inscrevi aos 46 do segundo tempo só porque tenho costume de entrar no site da FCC. Não vi divulgação nenhuma sobre essa prova em outro meio de comunicação.

      Excluir
  3. Muito bom Jefo!! Parábéns pela disciplina, vontade e determinação.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Mário, conseguiu fazer comentários. Obrigado pela força, precisamos fazer um pedal qualquer final de semana desses. Durante a semana não dá mais. Abraço.

      Excluir
  4. Valeu Jefo, ainda bem que você estava lá prá nos representar. Quem sabe na próxima se for divulgada estaremos lá também. Precisamos fazer mais alguns daqueles tradicionais pedalzinho light noturno.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Maneca. Pedal noturno agora só se for no final de semana. Abraço.

      Excluir
  5. Grande Jefo, sempre antenado em todos eventos da região.
    Realmente a divulgação desse evento é uma M... ano passado foi mesma coisa. Mas enfim, ótima participação, mesmo com todos contratempos e o clima agradabilissimo soh por completar a prova jah foi de grande valia, jah serviu como treininho.
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, valeu como treino, já que eu não estava preparado para uma competição. A verdade é que apesar de eu ter completado a prova, não foi um resultado bom, poderia ter sido melhor. Valeu também por ter conhecido mais uma serrinha para treino que eu ainda não conhecia. Qualquer dia vamos fazer um pedalzinho naquela região. Abraço.

      Excluir