domingo, 9 de dezembro de 2012

09/12/2012 - 1º Desafio Morro das Antenas - Jaraguá do Sul - SC

Depois do Morro dos Perdidos pensei que esse negócio de subir morro tinha acabado esse ano. Como eu falei no post anterior esse mês é de muitos compromissos, mas se der uma brecha eu tô dentro. Um almoço cancelado no domingo deu essa brecha e consegui fazer a inscrição as pressas para o 1º Desafio do Morro das Antenas em Jaraguá do Sul - SC. Sempre quis subir esse morro e na minha cabeça iria fazer isso de bicicleta, pedalando ou empurrando, mas nunca imaginaria que a minha primeira oportunidade seria através de uma corrida.
No sábado preparei tudo e sai para uma festa de encerramento, cheguei em casa ás 1:45 hs de domingo e ás 4:00 hs estava de pé para pegar o primeiro ônibus e seguir sentido terminal sul onde eu e o Maneca esperaríamos o Deni.
O Deni chegou e partimos para Jaraguá do Sul, chegamos no local do evento já passava um pouco das 7:00 hs e a largada seria somente ás 9:00 hs. Uma estrutura montada na Recreativa Duas Rodas deu o suporte necessário aos atletas.
Pegamos nosso kit atleta e começamos a nos preparar, a ansiedade se misturava com o medo, isso fez a gente usar o banheiro por várias vezes antes da largada.
Ouvimos alguém falar que teve atleta que já subiu e desceu esse morro em 1 hora e 15 minutos, então decidimos fixar nossas metas em 1 hora e 30 minutos. Hora de alinhar para a largada.
A buzina soou e saímos correndo num trecho plano, mas assim que viramos à direita já sentimos o início da subida no asfalto. Passei pelo Maneca e pelo Deni, não sabia até quando iria aguentar aquele ritmo e antes de terminar o asfalto já dei meus primeiros passos caminhando. Não sentia dores nas pernas, mas meus braços estavam pesando uns 20 quilos cada um, sentia falta de ar, não conseguia puxar ar suficiente, mesmo assim continuei. Para quem conhece o lugar sabe como é o caminho depois da porteira, muito inclinado com trechos de terra com cascalho e trechos de cimento, que nesse dia estavam muito lisos. Para a nossa sorte estava chovendo e eu insistia em querer ir mais rápido. Senti meu coração batendo rápido e forte, senti a pressão atmosférica aumentando e a minha baixando além de um certo formigamento nos braços e cabeça, respeitei as mensagens que meu corpo estava enviando e parei, resolvi caminhar um longo pedaço e mesmo assim passei por quatro competidores. Depois que me recuperei um pouco eu dava pequenas corridas e seguia caminhando. Alguns competidores já passavam por mim morro abaixo. Não era possível ver nada ao redor, nem paisagem, nem morro, nem antena, a cada curva a expectativa de estar chegando no topo aumentava. Abaixo um vídeo com várias imagens da subida e lá em cima uma vista maravilhosa que infelizmente não vimos dessa vez.
Com 52 minutos cheguei aos 896 metros de altura, passei pela tenda da organização e peguei um copo d'água, contornei o cone e tentei "segurar" os freios nessa longa descida. Passei pelo Deni e pelo Maneca que ainda estavam subindo e cuidei bastante para não cair. Na descida não deixei embalar muito, tinha medo de não conseguir trocar os passos rápido o bastante e também estava muito escorregadio. Por várias vezes tentei descer caminhando, sem sucesso, a gravidade empurrava meu corpo para baixo, minhas pisadas pareciam dois bate-estacas trabalhando e meus dedões dos pés tentavam furar os bicos dos tênis. Descida nunca foi o meu forte e alguns competidores me passaram. Quando chegou em um trecho mais plano dei uma relaxada e senti cãimbra na minha panturrilha direita. Percebi que forçando mais e não deixando o músculo relaxar a cãimbra passava. Na reta final esgotei todas as minhas forças e completei os 13,5 quilômetros em 1 hora 22 minutos e 43 segundos.
Logo em seguida chegou o Deni com 1 hora e 28 minutos.
E depois o Maneca com 1 hora e 30 minutos.
Dai veio as reclamações, as dores e também a alegria de ter completado o percurso e ainda dentro do nosso objetivo. Amanhã vamos estar andando igual ao Robocop kkkkkk. Muito obrigado ao Maneca e ao Deni pela companhia nesse desafio que foi meio assustador. Quero agradecer também a esposa do Deni que foi nossa fotógrafa e também apoio. E que venham novos desafios.


8 comentários:

  1. Valew Jefo, mais uma vez acompanhei a sua Determinação e Atitude de fazer sempre um dia melhor que outro!!!
    Parabéns pelo ótimo desempenho e espero poder participar de muitas corridas na sua divertida e esforçada companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande aventura né Maneca? Para mim foi a mais desafiadora até agora, hoje estou sentindo muitas dores nas pernas, tá difícil andar. Mas foi muito legal e chegar no final com a expectativa de um pódio foi muito gratificante, pena que não deu. Saiba que você foi o incentivador das minhas corridas, foi acompanhando seu blog que resolvi sair só dos pedais e diversificar meus finais de semana. Abraço!

      Excluir
  2. Agora eu sei porque não consigo mais marcar pedal com o Jeferson, você tá mandando muito forte. Parabéns pelo desafio, foi uma prova e tanto. Só de ler o seu relato dá pra imaginar o quão difícil foi.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos marcar um pedal para colocar o papo em dia, e as pernas também. Valeu pela força, aguardo o seu relato do Audax, vi alguns comentários e pelo jeito foi mais ferrado que o de Balneário Camboriú. Abraço.

      Excluir
  3. Porra Jefo, ta moendo na bike e agora na corrida. Já ta deixando o Maneca pra trás. Ele quer saber que drogas vc ta tomando.. hehehe.
    Xou a corrida, pena que não sou adepto, mas admiro seu preparo e força de vontade.
    Este ano teve um bom crescimento em seus esportes, isso faz ter metas mais pretensiosas para o próximo ano.
    Me convide para atingi-las..rsss..
    Parabéns pelo resultado.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Cabelo, o Maneca tá indo muito bem. O que estou tomando? Treinos e claro, os produtos do patrocinador: pólen rico em aminoácidos, geléia real para estimular a atividade cerebral, própolis como anti-inflamatório e anestésico e mel para manter a energia he he. Valeu pela força. Abraço.

      Excluir
  4. Galera, olhem minha cara de acabado na foto da chegada. E tem mais uma Jefo, ainda tô com muitas dores na perna!!! Nunca senti isso na minha vida!! Tenho de dar os parabéns ao Cabelo que nos deu essa Brilhante Idéia!!!
    Abraços e até o próximo Desafio, seja na terra ou na água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Maneca eu estou com muitas dores mesmo, estou passando óleo, arnica, gel e o que eu achar para passar essa dor, além de massagens duas vezes por dia. Estou caminhando com dificuldades, espero que isso passe logo. Na próxima vamos levar o Cabelo e o Cassiba.

      Excluir