domingo, 20 de maio de 2012

20/05/2012 - Pedal da Mari - "Do Rural ao Litoral"

Era um domingo frio que amanheceu nublado. Mas eu estava disposto a participar dessa aventura com aproximadamente 240 ciclistas. O passeio "Do Rural ao Litoral" organizado pela Marines Ronchi foi muito bom, apesar dos contratempos que surgiram no caminho. O horário marcado foi ás 8:00 hs e o sol começou a mostrar sua força, então os ciclistas começaram a se preparar com protetores solar e óculos escuros.
Saímos do Posto Rudnick na BR-101 e seguimos pela rua Quinze de Outubro no bairro Rio Bonito.
De repente a paisagem começou a mudar, o sol começou a se esconder e as nuvens ficaram baixas.
O friozinho começou a bater, enquanto isso o pessoal da frente puxava um ritmo forte para um passeio. Quanto mais nos aproximávamos de Garuva, mais forte ficava a neblina. Quanto chegamos na  estrada Palmeiras começou a chover.
A nossa primeira parada foi numa igreja logo após a ponte pêncil do rio Três Barras na avenida Celso Ramos. Lá todos esperaram o agrupamento de todos os ciclistas e o pessoal da organização distribuiu frutas, achocolatados e barras de cereal.
Na foto abaixo: Marcelo Rodrigo, Alexandre, Marcelo Costa, Douglas e Mário. Já se preparando para enfrentar mais alguns quilômetros de terra e chuva.
Como choveu boa parte do percurso, não consegui tirar mais fotos. Resumindo, pegamos a estrada do Rio Cupim e depois a estrada Palmital, foram longos trechos de lama e chuva até fazer nossa próxima parada em Baraharas, nesse momento a chuva deu uma trégua, mas em seguida ela voltou. Passamos por um longo trecho de lama na região de Estaleiro até chegar na Vila da Glória ás 12:30 hs, onde um delicioso almoço nos aguardava.
Ficamos um pouco ali no Restaurante Trapiche, conversando de frete para a baía da Babitonga e depois da digestão era necessário fazer o caminho de volta.

Agora sim, aproveitei para tirar algumas fotos da situação da estrada, já que não estava chovendo no momento.
Como eu já tinha feito esse trajeto duas vezes, já esperava pegar trechos bastante acidentados, com buracos, areia e lama. Então aproveitei a oportunidade para testar os pneus de kevlar que havia adquirido á algum tempo justamente para essas situações.
São pneus Maxxis Medusa 26 x 2,10, próprios para esse tipo de terreno.

Depois de muito sobe e desce, chegamos no Gibraltar, o pessoal já estava exausto, pois até aqui todos já tinham pedalado mais de 80 km.
Na hora de entrar na balsa, os ciclistas ocuparam mais da metade do espaço. Acho que alguns motoristas não gostaram muito, principalmente os que não conseguiram entrar e ficaram esperando o retorno da balsa.
Assim, fizemos um pouco de tudo, pegamos sol e chuva, andamos no asfalto, chão batido e lama. Acho que  foi um passeio bem democrático e teve opção para todos os gostos. Parabéns á Marines Ronchi pela organização e aos mecânicos que acompanharam e auxiliaram os bikers.
Total de 101 km rodados e até dia 27/05/2012 no Desafio Marathon de Mountain Bike Amador Ajociclo.

2 comentários:

  1. Sem muitos comentários, as fotos já dizem tudo... Todos com a "chapa lá na orelha" *rs.
    Foi muito legal esse pedal, todos de parabéns.
    Valeu Jeferson por criar o blog e compartilhar algumas fotos e comentários com a galera.

    Abraços,
    Marcelo Costa

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Marcelo, espero que vendo essas aventuras, mais pessoas se desejem fazer o mesmo.

    ResponderExcluir