sábado, 8 de setembro de 2012

08/09/2012 - 1° Treino Represa Vossoroca - Tijucas do Sul - PR

Esse pedal foi um pouco diferente dos outros. O objetivo de fazer essa pedalada não foi pelas belezas naturais e pelo fato de ir à algum lugar diferente. Esse trajeto foi sugerido pelo mecânico onde eu levo a bike, ele corria na Volta de Santa Catarina e foi campeão algumas vezes na categoria Master A. Falei pra ele que estava afim de participar do Desafio Márcio May que será em novembro na cidade de Rio do Sul - SC. Segundo ele esse trajeto dá uma ótima resistência e uma prévia de como será a competição de 60 km com subida de serra. Montei um cronograma de fazer os 60 km até a Represa Vossoroca em três horas. Esse seria o treino, ritmo forte, sem paradas, já o retorno seria mais tranquilo, com bastante paradas e fotos. Sai da BR-101 no km 29, em frente ao Posto Bavária ás 6:30 hs. Abaixo já estou num dos quiosques do posto aguardando o horário de saída.
Pontualmente ás 6:30 hs dei início ao meu treino saindo do km 29.

Saí pedalando num ritmo forte em direção a Garuva - SC. Não tinha vento e havia pouco movimento na BR-101, como eu já esperava. Cheguei em Garuva com uma média de 31,1 km/h, logo em seguida comecei  a sentir a subida. Fiz os cálculos para fazer os 60 km através das placas de indicação nas margens da BR, portanto eu iria rodar 29 km na BR-101 em Santa Catarina e rodar mais 31 na BR-376 no Paraná. Na divisa dos estados avistei a placa 0 km da BR-101 e logo em seguida a placa 682 km da BR-376, isso significa que eu deveria pedalar até o 651 km para concluir o meu objetivo. Pretendia não fazer paradas, mas já na subida da serra percebi a roda traseira rebolando no acostamento. Olhei para baixo e vi o pneu traseiro vazio. Tive que parar e verificar melhor, o pneu estava furado. Por um lado azar e por outro sorte, o pneu furou próximo a uma cachoeira ao lado do acostamento.

Foi no quilômetro 668 da BR-376. De onde eu estava era possível avistar também algumas montanhas.
Não levei a mochila de hidratação, só uma caramanhola com Gatorade, era para durar todo o treino mas nessa parada já tinha bebido tudo. Então de onde vocês acham que eu peguei água? Isso mesmo da cachoeira. Essa parada foi muito longa, acho que fiquei ali mais de meia hora, consertei o furo e segui para o meu destino. Logo depois tive que fazer mais uma parada, agora para me alimentar um pouco, com 53 km, não aguentava mais, o sol estava forte sobre minha cabeça e comecei a perder forças. Talvez eu tenha me alimentado mal na sexta-feira e no sábado antes de sair de casa ou forcei demais no trajeto plano, o fato é que minha pedalada não rendia mais como antes. Essa serra é pior que subir a serra Dona Francisca, é menos íngreme e mais longa. Parei por uns 10 minutos e depois continuei um pouco mais renovado. Cheguei no meu destino, km 651 e mais abaixo já avistava o segundo braço da Represa Vossoroca.
Foram 3 horas e 10 minutos pedalando e 4 horas e 4 minutos no total. No ciclocomputador marcava 61,11 km com média de 19,3 km/h.

Aproveitei para tirar mais umas fotos da represa.
Um lugar muito bonito onde tinham várias famílias fazendo festa nas margens e pescando.
Depois fui até o posto da polícia ambiental. Fui atendido por um policial muito gentil que me deu água geladinha.
Comecei o retorno, agora a única meta é chegar em casa, parei em baixo de uns pés de Pinus e comi duas fatias de pão com melado.
Feito o lanche peguei a estrada de novo, com muitos sobe e desce nesse início.
Durante a descida é possível avistar várias montanhas no lado leste.
Divisa dos município, uma foto para registrar essa passagem.
Depois de muita subida, pneu furado e fome, até que enfim uma notícia boa. Descida da serra.
Alguns minutos antes, quando eu tinha passado por esse trecho, estava tudo tranquilo, mas no retorno já tinha um acidente com uma carreta.
Acho que ele não leu a placa.
Ou melhor, chegou perto demais para ler.
Mais uma linda vista durante a descida.
Cheguei na Autopista Litoral Sul, já em Garuva, peguei mais água, mas estava com fome e meus suprimentos já tinham se esgotado.
O trajeto que antes fazia com velocidade de 30 km/h agora não passava dos 20 km/h apesar de ter um leve vento á favor. Estava muito cansado e com fome. Fiz mais algumas paradas em baixo de árvores e continuava. Próximo da empresa Marcegaglia avistei uma goiabeira com bastante frutos. Não pensei duas vezes, subi no pé e colhi algumas goiabas.
Ainda continuava pedalando devagar. Estava muito cansado e faltava força para render a pedalada. Divisa dos municípios, cheguei na terra querida.
Na localidade do Rio Bonito sai da BR-101 e vim pelo bairro, acho que foi um trajeto melhor do que continuar pela BR-101. Parei no Posto Rudnick e completei a caramanhola de água gelada. Agora é caminho da roça. Próximo ao Empório fiz mais uma parada, o sol estava muito forte. E até que enfim cheguei em casa ás 14:30 hs com 134,63 km mais os 11,20 km pedalados no início, de casa até o Posto Bavária, total de 145,83 km.
Essa aventura serviu como um aprendizado para as próximas. Pois foi a pedalada que mais passei dificuldades e a mais cansativa. Para os próximos treinos devo me alimentar melhor no dia anterior e no dia do treino antes de sair de casa, devo levar mais água e mais comida. Apesar de tudo isso, o objetivo foi alcançado e já estou pronto para a próxima. Na próxima semana será postada outra grande aventura. Até lá.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo treino Jeferson, realmente é bem puxado e no seu relato dá pra perceber como foi exigente o treino.

    A única dica seria usar algum sache de carboidrato na ida, é absorvido rápido e acredito que te daria uma pequena energia pra suportar o trajeto exigente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não coloquei no relato mas na parada que fiz aos 53 km consumi um sachê de GU, deveria ter levado mais. Valeu, abraço.

      Excluir
  2. É isso aí Jefo! Sempre inovando e superando limites. A Serra não é fraca, poucos tem coragem de subir e descer pedalando. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa pedalada Jeferson.
    Estou pretendendo fazer esse trajeto, mas acho que vou um pouco mais pra frente.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Deivi. Legal ver você por aqui. Abraço e boas pedaladas.

      Excluir