domingo, 30 de junho de 2019

30/06/2019 - 2ª Etapa Copa Soul de Mountain Bike

Depois de uma noite bem dormida e um bom café da manhã, fomos fazer nossos aquecimentos sobre as bikes. Rodamos alguns quilômetros e meia hora antes da largada, seguimos para os portões fazer o alinhamento. Para a nossa surpresa, o espaço já estava tomado de ciclistas que não fazem o aquecimento e uma hora antes da largada já estavam alinhados para "garantir um lugar melhor". A largada foi dada e os primeiros quilômetros foram neutralizados, o que não impediu que os mais afobados colocassem os outros atletas em risco: forçando a ultrapassagem, pedalando na contramão e até pegando alguns atalhos. Como se esse momento da prova fosse decisivo para tal atitudes. Eu fiquei na minha, prestando bastante atenção para não me envolver em acidentes. A largada foi dada em movimento e o pelotão levantou poeira. O pessoal estava forte, puxando a 46 km/h nesse início de prova. Não aguentei o ritmo e fiquei no segundo pelotão.


Aos poucos fui me recuperando e consegui impor o meu ritmo. Chegaram as subidas e é onde me sinto melhor e consigo conquistar algumas posições. Me empolguei e em uma descida não consegui controlar a bike que deslizou sobre o areão e fui para o barranco. Caí, levantei rápido, coloquei a mão nos bolsos para ver se não tinha perdido nada. Subi na bike e continuei a prova com um pouco de sangue no cotovelo. Percebi que as trocas de marchas não estavam boas e a corrente ficava caindo. Olhei para baixo e percebi o câmbio torto. Na verdade, com a queda, a gancheira entortou e fiquei sem a marcha mais pesada e sem a marcha mais leve, pois o câmbio ficava batendo nos raios da roda. Numa subida em trilha, um galho entrou na roda traseira e tive que parar para tirá-lo. Foi quando percebi que a roda estava solta. Coloquei ela no lugar certo e apertei bem a blocagem. O problema da corrente caindo eu consegui resolver, mas as trocas de marchas ainda eram um problema. A prova estava muito boa, muitas trilhas, todas pedaláveis, bastando ter técnica. Descidas em meio á mata e depois em plantações de eucaliptos.


As descidas ainda são um problema para mim. Não consigo me sentir confortável, deixar a bike fluir. Tenho a sensação de que vou perder o controle e geralmente é o que acontece se eu não cuidar bastante.


Após muitas descidas veio o trecho plano e ás vezes faltava marcha para colocar um ritmo mais forte. Eu ficava olhando para trás, mas só um competidor me ultrapassou nesse trecho e era de outra categoria. O último desafio do dia era passar um pasto nos caminhos de vacas em meio à uma fazenda. Como eu estava sozinho, consegui desviar dos montes deixados pelas vaquinhas. Mas o Ernandes me contou que com ele não foi bem assim. A categoria dele estava muito disputada e nesse trecho era quem mais podia e voou merda para todo lado. kkkkk. Terminei a prova exausto, foi muito punk. Muitas subidas e muito calor. Muito esforço psicológico e físico depois de alguns problemas mecânicos. Me hidratei bem e fui para a pousada tomar um banho e trocar de roupa. O Ernandes já estava lá e me falou que ficou em 11º na categoria dele. Voltamos para a concentração e fui ver a minha colocação. Apesar de todos os imprevistos consegui conquistar a 5ª colocação na minha categoria no circuito pró. Muito feliz com o resultado.



Agora é treinar para a terceira etapa em Ituporanga - SC dia 15/09. Muito obrigado ao meu parceiro Ernandes, à minha família, amigos e patrocinadores e à todos que acompanham o blog. Abraços e até a próxima.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário