domingo, 2 de junho de 2019

02/06/2019 - Rachão Eixo Sul

Toda quarta-feira às 19:30hs, acontece um treino de ciclismo no eixo de acesso sul de Joinville. O treino batizado de "Corrida Maluca" simula uma verdadeira prova de ciclismo e muitos atletas da cidade (amadores e profissionais) participam dessa confraternização semanal. Acontece que nesses treinos, temos que rodar no acostamento e respeitar as preferências e outros sinais de trânsito. Visando incentivar mais atletas da cidade, a Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), lançou uma prova extra denominada "Rachão do Eixo Sul", em alusão a outras provas que estão ficando famosas no país (rachão é uma prova de bicicleta sem o aval da federação local). Para dar oportunidade para todos, as categorias foram divididas nos naipes speed (SPD) e mountain bike (MTB).

Me inscrevi para a categoria MTB Master B com outros 10 atletas. Somando todas as subcategorias do MTB haviam aproximadamente 30 atletas. Na semana que antecedia a prova choveu muito e a esperança era que no domingo, dia da prova, a chuva desse uma trégua. Mas não foi o que aconteceu. O domingo amanheceu chuvoso e com pancadas fortes. Nos grupos de ciclismo o pessoal já ia mandando mensagens de desistência da prova. Depois de conversar com alguns amigos, resolvi ir de carro até o local da prova e ver o que era possível fazer. A organização já estava toda montada e a chuva deu uma paradinha. Paguei minha inscrição e resolvi participar da prova na chuva mesmo. O Ernandes também apareceu e outros conhecidos dos grupos de ciclismo.





Depois do aquecimento, embaixo de muita chuva, alinhamos atrás do pelotão das SPDs e largamos dois minutos depois para oito voltas em um circuito de seis quilômetros.



Não haviam muitos atletas. Acho que ao todo tinham doze MTBs. Larguei na frente num ritmo bem tranquilo aguardando alguma movimentação do pelotão.



Fiquei a primeira volta puxando o pelotão e depois o Ernandes veio fazer o trabalho. Notei que estávamos sendo marcados e que qualquer movimentação nossa, o pelotão respondia, mas sempre ficando na nossa roda.


Depois da quarta volta, tentamos dar uns tiros e sair em algumas fugas. Mas não estávamos no "dia bom". As pernas pareciam cansadas e a gente não conseguia desenvolver o ritmo desejado.


O jeito foi levar todo mundo para o sprint. Na última volta fiz uma tentativa de fuga numa subida, mas não consegui manter o ritmo e o pessoal veio todo atrás.


No final da descida, ao fazer o retorno, um atleta caiu e quase levou o Ernandes junto. Sprintamos para a chegada. Cansados de puxar o pelotão a prova toda, não conseguimos fazer força o suficiente para chegar na frente e perdemos algumas posições. Devo ter chegado em quarto ou quinto lugar no geral, mas a premiação seria por subcategoria.


Após alguns minutos aguardando foi anunciada a classificação da categoria MTB. Na categoria open foram premiados os três atletas. Na categoria Master A foram premiados 5 atletas e eu fui o único participante da categoria Master B, ficando assim com o primeiro lugar, ou único lugar rsss. Eu não sabia que estava correndo sozinho. Estava desconfiado que alguns ali eram da minha categoria, mas os conhecidos, não vieram.




E foi assim, saí num domingo de manhã na chuva, para competir e me divertir numa prova de ciclismo na minha cidade. Alguns desmerecem o fato de eu ter ficado em primeiro na categoria, já que eu era o único competidor. Mas a oportunidade estava aberta à todos e eu fui lá e fiz o meu melhor, nas minhas condições. Quem não foi, perdeu!

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário