domingo, 8 de fevereiro de 2015

08/02/2015 - 1ª Etapa do Catarinense de Marathon - Estrada Rio do Júlio

Desde que fiquei sabendo dessa prova me deu vontade de participar. Fiz alguns treinos por estradões mas não do jeito que eu queria. Mesmo assim nos últimos dias de inscrições, confirmei a minha participação nesse desafio. Mais de 120 atletas se inscreveram e na minha categoria de estreante master "A" tinham 15 competidores. Cheguei na prefeitura de Schroeder, local da largada, com uma hora e meia de antecedência, confirmei minha inscrição e fui preparar as coisas.



A etapa era dividida em outras duas etapas. A primeira de uphill que consistia em subir a Estrada Rio do Júlio até a Fazenda Rio do Júlio e a segunda de downhill que era o retorno pelo mesmo caminho. No final eram somados os pontos de cada etapa e feita a classificação.


Consegui o valor da inscrição com o meu patrocinador: Apiários Sol do Oriente que tem apiários na Estrada Rio do Júlio. Aliás são os primeiros apiários da região de Joinville em processo de certificação orgânica.


Eu estava mais confiante na etapa de subida, pois ainda não tenho muita técnica para a descida. Foi dado o sinal para alinhamento dos competidores e logo em seguida a largada.


A largada seguiu neutralizada por 10 km, um acidente já aconteceu antes da largada oficial e alguns competidores ficaram de fora. A largada foi dada no pé da serra e começou o perrengue. Aos poucos as posições foram se definindo. Eu conseguia ultrapassar alguns atletas nos trechos mais íngremes mas quando dava para acelerar mais eu era ultrapassado novamente. No caminho tinha o rio que precisava atravessar e um pouco de lama. Muitos trechos com cascalho e erosão exigiam mais técnica dos competidores. Cheguei na Fazenda Rio do Júlio depois de 1:40 hs de pedal e média de 18 km/h.


No local havia água, frutas e barrinhas de cereal, Quando fui pegar minha segunda garrafinha que tinha suplementação percebi que havia perdido ela no caminho.


Agora dava tempo de descansar bastante, não sei se isso era bom ou ruim. A próxima largada seria dada 20 minutos após chegar o último competidor.



Tinha um ventinho frio lá em cima mas logo o sol apareceu novamente. Mais uma vez alinhamos e foi dada nova largada agora morro abaixo. Eu tinha um pouco de receio nessa parte pois descida não é o meu forte. Mesmo assim fui adquirindo confiança nos pneus novos e a suspensão estava trabalhando muito bem. Arrisquei dar uma acelerada e consegui ultrapassar alguns competidores. Muitos foram ficando pelo caminho devido a cortes e furos nos pneus. Também teve muitos tombos o que me fez ter um pouco mais de cuidado. Terminada a descida, alcancei um pelote de três ciclistas e acompanhei eles por um bom trecho. Tinha um vento contra infernal e logo a fadiga nas pernas fez meu ritmo cair e perdi o pelote. Segui sozinho até a chegada.


Ainda não sei a minha classificação mas assim que eu cheguei fizeram a premiação da minha categoria e eu não estava entre os cinco. Logo depois, já em casa, conferi os resultados e verifiquei que fiquei em 9º lugar na minha categoria.


Já passavam das 13:00 hs e o sol chegou com tudo. Deu até vontade de pular na fonte em frente a prefeitura para se refrescar.



Fazia tempo que eu não participava de uma competição dessas. É a oportunidade de aprendermos um pouco com os mais experientes, inclusive com o Ricardo Pscheidt e Marcelo Moser, que também participaram da prova. Não pretendo fazer as outras etapas pois o custo para deslocamento, inscrição e manutenção da bike é um pouco caro. Para isso eu precisava de um patrocínio e para ter patrocínio é necessário resultados. Então vamos treinar mais. Assim foi mais um dia na minha vida de atleta amador. Abraços.

Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário