domingo, 14 de setembro de 2014

14/09/2014 - Benedito Novo - SC

Marquei para esse dia fazer um pedal mais longo. O destino era para ser Balneário Camboriú e só o Maneca topou. Na noite anterior eu já estava me acomodando para dormir quando recebo uma mensagem do Maneca. Ele havia recebido uma mensagem do Adilson da Furbo que fez nosso uniforme para o Audax 1000 com os devidos patrocinadores. Na mensagem o Adilson avisava que os uniformes estavam prontos e caso a gente quisesse retirar no domingo ele estaria lá para fazer a entrega. Como nossos próximos finais de semana já estão comprometidos e a gente já estava planejando em fazer um pedal até lá, não pensamos duas vezes, enviamos a confirmação que estaríamos lá antes do meio dia para fazer a retirada. Nos encontramos na ponte do rio Piraí na rodovia do arroz ás 5:00 hs.

O clima estava agradável e o pedal fluía bem. Não demorou muito para chegarmos na BR-280 e logo a gente já estava atravessando Jaraguá do Sul. Ao chegar no pé da serra o dia amanheceu.

Essa serrinha é bem desgastante e fizemos nossa parada obrigatória na bica ao lado da rodovia.

Com as garrafinhas cheias subimos o restante da serrinha e depois nem enjoamos de descer e já estávamos no portal da cidade de Pomerode onde chegamos ás 7:30 hs para fazer um lanche.

Como não deu tempo de verificar o mapa antes, o jeito foi usar o GPS.

Apesar de ver a placa de Timbó, passamos da entrada confiando no trajeto do GPS, mas o maldito sempre tentava levar a gente para a BR-470 o que a gente não queria. Ao perceber que iríamos pelo caminho mais longo e perigoso voltamos e pegamos o caminho correto para enfrentar mais uma subida.

Fomos olhando o trajeto no mapa do GPS, observando as placas e perguntando às pessoas. Todos diziam que era longe e ainda tinha muita subida. Depois de passar por Guaramirim, Jaraguá do Sul, Pomerode, Rio dos Cedros, Timbó e Rodeio, chegamos em Benedito Novo. Ao chegar na cidade era preciso subir ainda mais para chegar no nosso destino.

O bom de cidade pequena é que todo mundo conhece todo mundo. Era só falar o sobrenome da pessoa e eles já falavam o caminho a seguir, mas nunca se esqueciam de dizer que ainda tinha subida pra caramba.

Alto Benedito Novo é pra lá que nós vamos.
A subida dessa serrinha foi muito cansativa pois estávamos bastante cansados e o sol já estava torrando nossas cabeças. Mas o visual foi compensador tendo ao nosso lado o volumoso rio Benedito.

Após mais algumas dicas de moradores achamos a casa do Adilson, a fábrica dele fica próxima e ele nos acompanhou até lá de bike. Chegamos lá e ficamos muito contente com a qualidade dos uniformes fabricados pela Furbo (MBL Confecções) além do preço justo. Ficamos lá um tempo e já fomos apresentados aos familiares.

Nos convidaram para almoçar mas infelizmente nosso tempo é curto, agradecemos e nos despedimos. Paramos em uma mercearia ali perto para fazer o nosso almoço e partimos, agora para descer a serrinha.

O visual agora era outro pois era possível perceber as grandes montanhas que cercam a região. Fizemos o mesmo caminho da volta então a gente já sabia o que nos aguardava.

A serrinha entre Rio dos Cedros e Pomerode foi bem desgastante, agora a gente estava com as mochilas cheias de uniformes, cansados e o sol não dava trégua.

Enfrentamos o calçamento de Pomerode e paramos novamente próximo ao portal da cidade para o nosso lanche.

A última serrinha nos aguardava então não deixamos ela esperando muito. Subimos bem devagar, só "curtindo" o momento e tentando não olhar para frente, pois sempre depois de uma curva vinha uma decepção. Superada essa serra não deu muito tempo de descida e paramos novamente na bica para abastecer as garrafinhas.

Curtimos mais um pouco a descida onde quase atingi a casa dos 70 km/h. Enfrentamos o trânsito de Jaraguá do Sul mas o pior foi o vento contra que permaneceu forte nesse trajeto. O Maneca estava bem cansado então resolvi puxar esse trecho para dar um descanso pro nanico. Ao chegar na rodovia fizemos uma breve parada para recompor nosso fôlego.

Nos despedimos na BR-280, o Maneca seguiu até a BR-101 e eu segui pela rodovia do arroz.

Esses 25 km até em casa parece que não passam nunca. Mas quem pedala sempre alcança e ao chegar em casa a sensação de dever cumprido toma conta da minha mente e um breve filme passa pela minha cabeça de todos os momentos que passei sobre duas rodas nesses 227 km.

Muito obrigado ao Maneca pela companhia e pelo belo trajeto, obrigado também ao Adilson Balsanelli da Furbo pelos uniformes e pela recepção. Abraço.