sábado, 6 de setembro de 2014

06/09/2014 - 1º Treino de Natação para Travessias e Triathlon

Sempre tive muita vontade de encarar uma prova de triathlon. Tenho feito alguns treinos de corrida e bike, mas apesar de saber nadar, nunca tive uma experiência ou orientação sobre as técnicas de nadar no mar. E sempre pensei que para participar de uma prova dessas eu precisava ter um equipamento top. Mas me enganei quando li o relato da Priscilla Picasky da Costa sobre sua primeira experiência no triathlon. Ela conta de um jeito que é possível dar boas risadas, mas me chamou a atenção a coragem dela participar de uma competição dessas apenas com os equipamentos básicos, provando que para realizarmos nossos desejos basta ter atitude. Para participar dessas competições é necessário também um investimento financeiro e ela lançou o Leilão da Depressão para arrecadar itens e dinheiro com o objetivo de financiar a sua segunda participação numa prova de triathon. Essa é a maneira que nós atletas amadores recorremos para participar de algum evento que exige mais investimento, eu já fiz isso, meus amigos já fizeram e se não for assim é difícil participar dessas competições. Consegui uma bisnaga de mel para ela colocar na sua cesta do leilão, um protetor auricular para a natação e com meu amigo Flávio um par de pneus slicks para a pedalada render melhor. Enviei um e-mail para ela dizendo que eu tinha esses itens para ajudá-la nesse novo desafio e já pedi umas orientações sobre a natação.


Recebi a resposta já com um convite para dar umas braçadas. Um convite desses não dá para recusar e combinamos de eu ir para São Francisco do Sul no sábado levar os itens e já fazer meu primeiro treino de natação. Cheguei lá e fui muito bem recebido pela Priscilla, fomos até uma praia, que agora não vou lembrar o nome, e tive as primeiras orientações sobre a respiração e noções de orientação no mar. Ela já escolheu um horário para o treino onde a maré estaria cheia e não dificultar tanto para o nosso lado. Ganhei da Priscilla duas toucas para eu ir me familiarizando com o novo acessório obrigatório nas competições. Nos preparamos e é hora de enfrentar a água gelada.

minha cara de animado após sentir a temperatura da água
Mas quem tá no mar é para se molhar então entramos na água e comecei a dar umas braçadas. Não demorou muito para eu parar e arrumar os óculos que estavam entrando água. Tentamos mais um pouco e tive que parar de novo pois estava engolindo muita água. Eu olhava a Priscilla e ela nadava tranquilamente, dando braçadas longas e fazendo a respiração bem sincronizada. Eu vinha me batendo com a cabeça fora da água tentando me adaptar com a respiração. Na natação se puxa o ar pela boca e solta pelo nariz, ao contrário que estou acostumado a fazer nas corridas e na bike. Continuamos e fizemos o proposto de dar uma volta no mariscal e retornar. Foi um treino bom, não lembro bem a distância que a Priscilla falou mas acho que foi uns 600 metros e depois que você entra na água ela nem parece tão fria.


acho que era a touca que estava puxando minha sobrancelha rss
Resolvemos fazer mais um treino, agora próximo ao centro histórico. Deixei o carro em uma vaga de luxo de frente para o mar e definimos o novo trajeto para o treino.


Caímos na água de novo, eu já estava mais adaptado com a respiração, mas dava uns goles de água ás vezes o que fazia eu me apavorar um pouco. O problema agora era o cansaço, no retorno a correnteza fez a gente forçar um pouco as braçadas e me cansei rápido. Chegamos em terra firme e descansamos um pouco.


E assim foi mais um dia de treino. Um pouco diferente, mas era o que eu tinha vontade de fazer. Com as orientações que recebi da Priscilla posso fazer alguns treinos mais perto de casa para sincronizar melhor a respiração. Muito obrigado Priscilla pelo convite e pela paciência. Espero que consiga o valor necessário para a sua competição. No mesmo dia vou estar participando do Audax 600 km e quem sabe ano que vem conheço o mundo do triathlon. Bons treinos e boa sorte na competição. Abraços.

2 comentários:

  1. Ahhh que legal!! É isso aí!! Parabéns e nunca desista de seus sonhos por mais impossíveis que as vezes eles pareçam ser, se a gente realmente quer, tem que ir à luta!! Tenho certeza absoluta que logo logo você vai estar completando seu primeiro triatlon e vai se sair muito bem, pois determinação e resistência você tem de sobra!! Temos que pegar uma maré de lua cheia, aí o treino fica muito mais interessante e atrativo hehehe. Obrigada por tudo e um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Priscilla. É isso ai, temos que aproveitar as oportunidades que temos se queremos alcançar nossos objetivos. Na próxima oportunidade vou estar mais familiarizado com o ambiente e quem sabe em 2015 participando das provas de triathlon. Abração.

      Excluir