domingo, 23 de março de 2014

23/03/2014 - Audax 200 Km - Joinville - SC

Nesse domingo aconteceu pela primeira vez em Joinville uma etapa do Audax promovida pelo Audax Floripa. O Audax é uma prova de regularidade onde é preciso passar por postos de controle e completar a prova em um determinado tempo. Por isso não é considerada uma competição e sim um desafio de superação. Fazia dois anos que eu havia feito meu primeiro Audax em Balneário Camboriú e foi bem sofrido. Esse ano pretendo fazer a série até o 600 Km ou vamos ver até onde dá para ir. Voltando a falar do Audax em Joinville, na noite anterior fui no congresso técnico onde recebemos informações e explicações sobre o trajeto e o procedimento da prova, além de sorteio de brindes. No domingo ás 5:00 hs da manhã eu já estava chegando no Centreventos Caul Hansen para o check-in e depois fiquei esperando a largada com o Maneca, Jean e o Luiz Fernando.




A ansiedade já tomava conta e antes da largada fizemos um minuto de silêncio em homenagem ao ciclista Egon Koerner que sofreu um acidente fatal no estado do Paraná durante uma prova de regularidade. Depois foi dada a largada e seguimos sentido zona sul pela rua Santa Catarina.




O dia já estava amanhecendo e os pelotões iam se formando. Fomos até o eixo de acesso sul e entramos na BR-101 sentido sul. Entramos na BR-280 e seguimos sentido Jaraguá do Sul. Passei por muitos ciclistas trocando pneus. Depois de uma ponte estreita alguns ciclistas resolveram dar uma puxada e outros diminuíram um pouco o ritmo e eu acabei ficando sozinho.


Tentando pegar as manhas do Cabelo para as fotos.
Em Guaramirim acessei a rodovia SC-108, mais conhecida como rodovia do arroz e segui em direção a Joinville, mas antes era preciso carimbar o passaporte no PC 1 que ficava no posto de combustível. Cheguei no PC ás 7:20 hs, comi algumas frutas e peguei água. Reencontrei os cães sarnentos e vi também o Cassiba. O pessoal estava se amarrando para sair dali então eu e o Cassiba resolvemos pegar a estrada rumo ao PC 2.






A nossa pedalada estava rendendo bem, logo encontramos outros ciclistas, passamos em frente de casa e seguimos pela rodovia do arroz até a BR-101.


Esse pequeno trecho na BR-101 demos outra puxada e em Pirabeiraba entramos na SC-418. O desafio agora era pedalar até o mirante da serra Dona Francisca onde ficava o PC 2.




A subida da serra foi dura, talvez eu tenha forçado demais no trecho plano, além disso tive que fazer uma parada de emergência antes de chegar no mirante, mas deu tudo certo e ás 9:39 hs cheguei no PC 2.




A vista da serra estava incrível, mas eu tinha que continuar minha jornada, fiquei uns 20 minutos ali e desci com cautela. Desse momento até o final da prova pedalei sozinho, não conseguia alcançar ninguém. Cheguei na BR-101 e pedalei um trecho curto sentido norte até entrar no bairro Rio Bonito.


Sai novamente na BR-101 e entrei na SC-417 atravessando a cidade de Garuva.




Durante o trajeto encontrei o Maneca retornando.


O objetivo agora era chegar até a SC-416, a rodovia nova que dá acesso a praia e ao porto de Itapoá, e pedalar por 5 km, onde teria um fiscal registrando a passagem dos ciclistas e água, segundo a organização. Quando eu estava quase chegando no local do retorno passaram dois ciclistas por mim no sentido contrário gritando: "abandona, não tem nada pra lá, pedalamos por 30 km e não achamos ninguém". Achei muito estranho eles não terem visto nada, estava quase voltando quando encontrei outros dois ciclistas também procurando o tal retorno. Pedalamos por alguns metros e encontramos o ponto de retorno, realmente não havia ninguém lá, apenas registramos nossa passagem e voltamos.


Eu estava sonhando com essa água, não aguentava mais ficar tomando suplemento, na saída de Garuva parei no posto e comprei uma água. Peguei a BR-101 retornando para Joinville. Vi uma bike caída no acostamento e um ciclista sendo atendido do outro lado da rodovia, não sei o que aconteceu. Entrei na Estrada Bonita e segui até o PC 3.



Cheguei no PC 3 ás 13:40 hs.


Nesse PC não demorei muito, a vontade de chegar logo era maior. Atravessei a passarela conforme o trajeto e voltei pela Estrada do Oeste, Estrada da Fazenda e Estrada da Ilha, caminho da roça para a maioria dos ciclistas.



Depois foi só seguir pela ruas principais da zona norte de Joinville e enfim completar o objetivo em 9:00 hs de pedal. Foi bem puxado, tentei ir no meu limite e deu tudo certo. Sentei um pouco e o Maneca ainda estava lá com o Cassiba. O Cabelo e a Talita apareceram para prestigiarem o evento e também passear com a Flora.

Foto: TrilhasBR


Que venham os 300 km, 400 km e quem sabe os 600 km. Abraços.


Confira minha pedalada no Garmin:

Confira minha pedalada no Strava:

6 comentários:

  1. Show teu relato. O cara caído no acostamento, parece que pegou uma pedra e caiu, foi socorrido, mas não foi nada grave. E o tal retorno quando chegamos lá, o pessoal estava lá, só não tinha água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eleonésio, pena ser tudo tão corrido e não deu tempo de conversar. Legal saber que o cara está bem, a gente vê as situações mas não entende o que aconteceu. Já o retorno, não sei se os caras que passaram por mim fizeram de sacanagem ou eles realmente pedalaram tanto assim e não viram a marcação no chão, independente disso deu tudo certo. Abraço.

      Excluir
  2. Esse Audax Joinville foi show! Fazer os 200Km é o melhor que existe, pois tem uma grande estrutura e agora ficou muito mais fácil aqui no nosso quintal de casa!! Eu também quase passei direto pela marcação do maldito retorno!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito show mesmo, vamos ver como a gente se sai no 300 Km em Floripa. Abraço.

      Excluir
  3. Xou de prova, esse 200, o tempo ajudou bastante, até demais pelo visto, mas nada que um ciclista bem treinado não saiba onde se poupar para completar.
    Parabens pelo brevet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse brevet de 200 Km tentei forçar um pouco mais. Tinha conhecimento de todo o trajeto e o maior desafio seria a serra Dona Francisca. No brevet de 300 Km vou levar num ritmo mais leve. É o aluno aprendendo com o mestre. Abraço.

      Excluir