domingo, 17 de novembro de 2013

17/11/2013 - 4º Dia Expedição Serra & Mar - de Tijucas a Joinville

Essa noite dormimos bastante. Acordamos pelas 6:20 hs e ás 7:00 hs a gente já estava na mesa do café da manhã.


O clima estava bom, o mesmo de ontem, com aquele vento amigo. No playground a alegria continuava, agora com muito entusiasmo e ansiedade para chegar no nosso destino.





Porto Belo estava do lado e logo depois Itapema.



Em Itapema vimos várias placas orientando o trânsito sobre um evento ciclístico logo á frente, inclusive no painel eletrônico.



Ficamos curiosos para saber do que se tratava e logo depois da polícia rodoviária federal alguns cones já delimitavam a pista para os ciclistas. Como era o único lugar para a gente passar, nos metemos no meio da corrida tentando não atrapalhar os competidores.


No túnel do Morro do Boi a prova continuava.




Saímos do túnel e da corrida maluca e assim que avistamos a cidade de Balneário Camboriú a emoção tomou conta do Maneca. Ele olhou para mim e disse: "Jefo, eu vou conseguir". Isso era óbvio, a questão é que a gente começa a pensar em concluir um desafio, rever a família e nessas horas passa um filme rápido nas nossas cabeças relembrando de tudo o que passamos nesses quatro dias longe de casa. Mas logo a animação voltou quando vimos o Cassiba esperando a gente em uma das saídas do balneário.




Nem paramos para conversar direito, o Cassiba estava com sangue nos olhos e ditou um ritmo forte que não conseguimos acompanhar, afinal já tínhamos rodado mais de 700 km. Isso durou pouco pois um furo no pneu fez o Cassiba parar.



Em Itajaí o trânsito dos carros começava a ficar lento devido ao retorno do feriadão.




Em Navegantes a Talita já nos aguardava com pastéis e caldo-de-cana. Esse é o melhor apoio do mundo, como diz o Maneca.


Aproveitamos também para consertar mais um pneu furado, agora do Maneca.




Seguimos nosso pedal passando por Penha e Balneário Piçarras. Antes de chegar em Barra Velha, mais um pneu furado, adivinha de quem?

Equipe dando aquela foça...
No último dia furou mais pneus do que nos três dias juntos. Mas isso não nos desanimou, pelo contrário a gente voltava a pedalar mais rápido ainda para tentar recuperar o tempo perdido.


O Cassiba estava nos aguardando em Barra Velha, aqui é "caminho da roça" é o treininho semanal do Maneca e do Cabelo, eu também já fui algumas vezes.



Em Araquari o pneu do Cabelo furou e o selante não estava dando conta de conter o vazamento. Ele ia fazendo paradas rápidas para encher o pneu e seguir até o posto de combustível localizado após o viaduto da BR-280. Talvez com uma pressão maior de ar o selante seria mais eficiente. Chegamos no posto e o nosso apoio estava nos aguardando com água e isotônicos. Aproveitamos para fazer mais um lanchinho.



Chegamos na divisa entre Araquari e Joinville, agora estamos perto, restava pedalar até a Expoville. Oh trechinho longo.


O pneu do Cabelo continuava vazando mas ele não queria trocar a câmara, então a cada dois ou três quilômetros a Talita ficava nos esperando para calibrar o pneu.


Foram os 5 km mais longos que já pedalei.


Nessas horas a gente não tinha nem assunto para conversar, estava todo mundo ansioso. Ao avistar o pórtico de entrada da cidade fiquei sem ação. Não sabia se me jogava no gramado, se abraçava todo mundo ou se chorava. Me contive.




Foi uma grande aventura, admito que um pouco irresponsável e muito exigente. Mas como diz o Maneca: "se fosse para ser fácil eu nem vinha". Assim encerramos a Expedição Serra & Mar. No próximo post faço os agradecimentos a todos de colaboraram de alguma forma para essa expedição acontecer. Para os leitores agradeço desde já, espero que tenham gostado de ler e ver as fotos dessa maluquice.


Abusamos do apoio, ninguém queria pedalar mais hoje.


Resumo do dia:

Distância: 126,66 km
Tempo: 6:46:57 hs
Velocidade média: 18,7 km/h
Velocidade máxima: 65,1 km/h
Altitude máxima: 113 m
Altimetria acumulada: 1315 m
Temperatura mínima: 20° C
Temperatura máxima: 28,5 ° C

4 comentários:

  1. Que dia, que final perfeito para essa grande aventura motivada com suor, emoção e sentimento de superação física e pessoal. Parabéns a você Jefo que idealizou tudo isso e para mim e o Cabelo que embarcamos nessa aventura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou a palavra certa: superação. Eu estava no meu limite. Espero que tenha gostado e obrigado por participar dessa aventura. Abraço.

      Excluir
  2. Parabéns pela aventura muito bem planejada. Parabéns aos guerreiros pelo empenho e força de vontade. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez faltou um pouco de planejamento rsss, mas empenho e força de vontade não. Foi difícil, principalmente o primeiro dia, exigiu muita força física e psicológica. Obrigado por acompanhas minhas aventuras, também estou acompanhando as suas. Abraço.

      Excluir