quarta-feira, 13 de novembro de 2013

13/11/2013 - Expedição Serra & Mar - Introdução

Eu queria ter escrito esse texto antes de começar a expedição, mas os últimos dias que antecederam essa viajem foram muito corridos. Alguns imprevistos, mudança de trajeto, hotel e etc acabaram atrasando um pouco as coisas. A expedição começou, terminou e eu não consegui fazer uma introdução sobre essa expedição, então vou fazer isso agora.


Idealizei essa viajem porque tenho vários tios e primos no sul do estado de Santa Catarina, em uma cidade chamada São Ludgero. Meus pais são naturais de lá e foi um lugar onde sempre passei as férias de aula. Quando voltei a pedalar imaginava um dia poder chegar lá de bicicleta, afinal não é algo impossível pois são 365 km de distância. Outra coisa que eu tinha muita vontade de fazer era descer a Serra do Rio do Rastro que fica a 45 km de São Ludgero. Então porque não unir as duas coisas em um mesmo desafio?

Em fevereiro desse ano comecei a traçar rotas e cidades para fazer uma volta, afinal ir e voltar pelo mesmo caminho não é do meu feitio. Depois fui vendo as possibilidades de dias necessários, quilometragem por dia e etc. Então fiz o levantamento de custos dessa viajem. Isso foi o que mais pegou. Pois é uma viajem cara, hotel, alimentação e manutenção da bike consomem muito dinheiro. Inicialmente eu não estava prevendo um carro de apoio, mas foi necessário também.

Para eu não embarcar sozinho nessa aventura, convidei mais três amigos que eu sabia que davam conta do recado e que iriam me ajudar a finalizar os detalhes dessa loucura: Manoel, Deivi e Cassiano. O Cassiano tirou o time de campo logo no início, como ele mesmo diz: "Cada um com suas prioridades". Restou nós três para assar essa batata. Fizemos oito reuniões para tirar dúvidas, acertar o trajeto, custos e patrocinadores. Fizemos o esboço de uma camisa para usar durante o evento, distribuição de patrocínios, custo de cada espaço. Eu já tinha um nome em mente: Expedição Serra & Mar, pois iriamos subir a serra e retornar pelo litoral. Mas precisava de um outro nome, alguma coisa de identifica-se nós três. Como cada um escreve um blog, e foi o meio que nos conhecemos inicialmente, o Cabelo deu a sugestão que ficou: Desafio dos Blogueiros.

Desenvolvemos uma apresentação do projeto: objetivos, propósitos e divulgação das marcas. Colocamos embaixo do braço e fomos bater de porta em porta nas empresas da região. Levamos muitos "não", mas isso não nos desanimou, afinal sempre tem alguém que valoriza o que fazemos. Abaixo seguem as empresas que resolveram nos patrocinar:

Bike & Adventure
Apiários Sol do Oriente
Physical Woman
Clube Esportivo Kavo
Mantac
Inplavel
Meditec
Horti Fruti João Colin
Bitentec
Banana Brasil
Mi Usinagem
Lycri Malhas
O2 Bike Fit
Família Behnke

Agora que temos condições financeiras para ir, acertamos o trajeto que ficou definido assim:

14/11/2013 - 1º dia - de Joinville á Rio Rufino - 270 km
15/11/2013 - 2º dia - de Rio Rufino á São Ludgero - 204 km
16/11/2013 - 3º dia - de São Ludgero á Tijucas - 209 km
17/11/2013 - 4º dia - de Tijucas a Joinville - 125 km


Eu pretendia ir postando essa aventura todos os dias, quanto a gente chegava no hotel. Mas não consegui um netbook e quando a gente chegava no hotel já chegava morto. Além do mais, a maioria dos lugares que passamos nos dois primeiros dias não tinha sinal de celular, então durante os próximos dias vou fazer postagens de como foi essa aventura dia-a-dia, pois são muitos detalhes e muitas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário