sábado, 11 de junho de 2016

11/06/2016 - Morro Tucum - Campina Grande do Sul - PR

Depois de um mês voltamos a região de Campina Grande do Sul no estado do Paraná para concluirmos o que foi proposto anteriormente: subir o Morro Tucum. Naquele dia o tempo estava bem encoberto e com muitas nuvens bem diferente do dia de hoje. Outra diferença também era o frio, a previsão era de temperatura negativa no início da manhã. Uma coisa não mudou: os integrantes para essa trip eram os mesmos. Me atrasei um pouco para chegar no ponto de encontro mas ainda dentro da tolerância rsss. Ás 5:40 hs saímos rumo ao nosso objetivo. Subimos a serra do Paraná e ficava cada vez mais frio. Lá fora a vegetação estava branquinha da geada.


Por sorte o Sidoca tinha avisado sobre as condições que enfrentaríamos e fomos bem preparados. Eu estava com dois pares de meias grossas, três calças, uma segunda pele, dois casacos de lã, um casaco forrado e uma capa corta vento, além de dois pares de luvas uma máscara para o rosto e toca. Estava frio mesmo. Quando chegamos na Fazenda Bolinha a temperatura era de 1ºC.

Foto com os novos amigos

Muita gente teve a mesma ideia nesse dia e quando chegamos já tinha bastante carros estacionados e muita gente se preparando para a subida. Assinamos os papeis necessários, pagamos a taxa de R$ 10,00 e seguimos nosso rumo caminhando.

Gramado coberto pela geada
Início da trilha: 2ºC

O Cassiba e o Maneca foram na frente como sempre. Mas no rio o Maneca estava sozinho pegando água no rio. Acho que é o momento de privacidade do Cassiba.



Logo depois do "trevo" de trilhas o sol começou a aparecer entre as árvores.



Deixei o Sidoca com os novos amigos e alcancei o Cassiba e o Maneca na clareira.


Agora esquentou um pouco mas ainda tinha gelo sobre a grama e as pedras.




Subi a rampa devagar, observando a paisagem nova. Ao chegar no topo do Camapuã não me contive e comecei a tirar fotos de todos os lados. Estávamos cercados por morros, inclusive era possível ver de perto o ponto mais alto do sul do Brasil, o Pico Paraná.

Pico Paraná

Morro Ciririca



Represa do Capivari

Cassiba livre

Pico Paraná







Depois de muitas fotos fizemos um lanche rápido enquanto o Sidoca não chegava. Rolou até uma cachaça de mel para esquentar o peito e para quem gosta. Depois que o Sidoca chegou fomos ao ataque do Morro Tucum, para isso é preciso descer o Camapuã e depois subir tudo de novo rsss. Amo muito tudo isso.






O Cassiba já está lá em cima




Sidoca camuflado
Depois de tentar achar a trilha certa chegamos ao cume do Tucum. Daqui é possível avistar a Baía de Paranaguá.


Baía de Paranaguá






Não esquecer de deixar o nome no caderno de registros

Hora do almoço








Não é isso que vocês estão pensando

Quem é esse?

Cassimba?





BR-116 (Rodovia Régis Bitencourt)
360º do cume do Morro Tucum

Depois de estasiados com tanta beleza é hora de dar tchau. Juntamos as tralhas e começamos a descer o Tucum, subir o Camapuã e descer o Camapuão, ai ai já cansei de novo. Enquanto a gente ia embora muitos estavam chegando para acampar e curtir o friozinho gostoso da noite.


No horizonte uma neblina já se formava.

Pico do Marumbi ao fundo
A temperatura oscilava muito agora, em poucos minutos o GPS registrou de 16ºC para 8ºC.






Assim que chegamos trocamos as roupas e pedimos a dona da casa fritar uns pastéis e fazer um café bem quentinho pra gente.

Sidoca deitou no banco


No retorno todo mundo estava cansado mas ainda muito empolgado das lindas paisagens e já fizemos planos para subir outros morros da região. Eu e o Maneca estávamos no banco de trás, o Sidoca era o motorista e o Cassiba o navegador. Não sei o que aconteceu mas quando percebi estávamos em uma região bem diferente, fomos conferir no GPS e passamos 22 km da nossa saída para a BR-376 kkkkk. Tudo bem o objetivo já foi concluído agora é só curtir e rir de tudo isso. Quero agradecer o empenho do Sidoca por disponibilizar seu carro e pelo convite também. Ao Cassiba e Maneca pela parceria, não importa o que aconteça a gente sempre se diverte muito. Aquele abraço e até a próxima.

Confira minha caminhada no Garmin:

Confira minha caminhada no Strava:

2 comentários:

  1. Valeu pela companhia . As fotos ficaram boas. Até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo convite Sidoca, gosto muito desse tipo de aventura e com você, o Maneca e o Cassiba ficou mais fácil eu conhecer as montanhas da nossa região.

      Excluir