sábado, 14 de maio de 2016

14/05/2016 - Morro Camapuã - Campina Grande do Sul - PR

Durante a semana fui convidado pelo Maneca para acompanharmos o cunhado dele, Sidoca, a desbravar um morro novo para nós. O local escolhido foi o Morro Tucum em Campina Grande do Sul no estado do Paraná. O Cassiba também foi convidado e topou a parada. Na data marcada saí de casa cedo rumo ao ponto de encontro, o tempo estava nublado e parecia que ia chover. Antes das 5:30 hs todos já estavam reunidos na casa do Sidoca e empolgados para conhecer as novas trilhas.


Depois de subir a serra do Paraná, a viagem continuou pela rodovia Régis Bittencourt, passamos em frente á Estrada Graciosa e logo depois acessamos a pequena estrada que leva até a Fazenda do Bolinha.


Assim que chegamos foram chegando outros carros. Não demorou muito para o quintal da casa ficar ocupado por carros e vários aventureiros que também tiveram a mesma ideia que a gente. Para acessar a trilha é necessário preencher uma ficha e pagar uma taxa de R$ 10,00 por pessoa. Depois de tudo pronto demos início a nossa caminhada.




Uma garoa fina acompanhava a gente nesse início de trilha que tinha algumas árvores frutíferas como limoeiros e figueiras.


Aos poucos foram aparecendo os vários rios que cortam a trilha e a mata foi ficando cada vez mais fechada.






















Depois de alguns minutos de caminhada a trilha se divide em várias outras trilhas. Seguimos para o nosso objetivo que era o Morro Tucum, mas primeiro é necessário passar pelo Morro Camapuã.


Agora a trilha ficou mais íngreme e de vez em quando era necessário apelar para a escalaminhada.






Lá vem o Sidoca



Fomos subindo, subindo, subindo até chegar em uma clareira. O sol ameaçava aparecer, já era possível ver o Morro Camapuã, na verdade o falso cume.







 Agora sim tem subida pela frente. O pior é que não tem árvore ou raízes para se segurar. Aqui tem que firmar bem o pé para não escorregar e fazer força.



Vamos Sidoca




O clima foi ficando mais frio e o vento mais forte. Depois de uma dura subida cheguei no topo do Camapuã, quase 1700 metros de altitude, onde o Maneca e o Cassiba já estavam abraçadinhos sobre uma pedra para se aquecerem.






O Cassiba vestiu um corta vento branco e quase perdemos ele em meio a neblina. O Morro Tucum não estava muito longe dali, mas o tempo muito fechado colocou em dúvida nossa disposição para ir até lá e não ver nada. Decidimos ficar por ali mesmo e visitar o Morro Tucum em uma próxima oportunidade.


Aproveitamos para fazer o lanche. Teve gente que começou a comer e meia hora depois ainda não tinha terminado rsss. Pô gente, é só um lanchinho, não precisa trazer marmita para um passeio desses kkkk.


Depois que paramos começou a esfriar mais. O termômetro marcava 12°C, mas com o vento e a umidade a sensação térmica era bem menor.







Resolvemos voltar, e só foi descer uns 100 metros que já precisamos tirar nossas capas e casacos.


Durante a descida encontramos vários grupos subindo. Hoje a montanha estava cheia de gente e olha que o dia não estava propício para quem gosta de ver as paisagens lá de cima.






Com o cronograma adiantado, deu tempo para brincar um pouco na floresta.











Chegamos de volta à nossa base, mas ficou um gostinho de "quero mais", mesmo tendo aproveitado bem essa trip.

Quem sabe a equipe se motiva de novo para fazermos vários ataques aos morros da região esse ano, já que ano passado foi bem parada as atividades de montanha. Muito obrigado ao Sidoca, Maneca e Cassiba pelo convite e parceria. Abraços e até a próxima.

Confira minha caminhada no Garmin:

Confira minha caminhada no Strava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário