sábado, 13 de dezembro de 2014

13/12/2014 - Caminhada Sobre Trilhos - de Joinville á Jaraguá do Sul

Há algumas semanas, eu, Maneca e Cassiba começamos a conversar sobre realizar uma caminhada sobre os trilhos de trem. Eles já tinham ideia como seria pois já fizeram vários trajetos sobre os trilhos da região. Para mim seria uma experiência totalmente diferente. Depois de algumas alterações no cronograma, resolvemos sair a meia-noite de sábado da estação ferroviária de Joinville. Antes disso, o Maneca e o Cassiba saíram direto da festa de encerramento da empresa para me pegarem em casa e seguirmos até a casa do seu Manolo, pai do Maneca, onde o carro ficaria estacionado. A irmã do Maneca, Cynthia, já nos aguardava e nos ajudou a fazer os últimos preparativos. Saímos da casa do seu Manolo bem equipados e chamando a atenção de quem passava pela rua.


Chegamos na estação ferroviária com alguns minutos de sobra, tempo suficiente para as fotos e fazer os últimos ajustes.




Conforme cronograma, á meia-noite já estávamos sobre os trilhos. Demorei um pouco para me acostumar a medir os passos e não errar os dormentes, mas logo peguei o ritmo frenético dos dois. Inicialmente a nossa caminhada estava com média de 6 km/h.



Além dos pedaços de ferro e parafusos deixados pelas empresas de manutenção dos trilhos, nos trechos urbanos há muito lixo jogado pela população. Quem não estava gostando muito do que a gente estava fazendo era a cachorrada das casas próximas dos trilhos. Chegamos no bairro Nova Brasília, ali saímos um pouco dos trilhos e seguimos pelo asfalto.






Caminhamos mais um pouco e o número de casas foi diminuindo. Não demorou muito para entrarmos mata adentro e ficarmos sozinhos ouvindo nossos passos e a natureza.




Nossos passos continuavam rápidos. Uma cobra saiu serpenteando entre os dormentes e ás vezes eram sapos que saíam pulando. Próximo ao rio Piraí levamos um susto com a criação de gado que ruminava durante a noite.




O Maneca ficou com trauma depois da Expedição Serra & Mar e qualquer barulho estranho ele dizia que eram os "bichinhos que comem gente" se aproximando. Passamos sobre a ponte do rio Braço do Piraí enquanto o céu era clareado por trovoadas que vinham de todos os lados.



Durante esse trajeto passamos por várias pontes.




Na região do Dedo Grosso, passamos por mais algumas residências e a cachorrada não perdoava, por sorte estavam presos. No meio do trilho um forte brilho fugia da gente e acabou entrando no mato. De longe até parecia uma lanterna, mas era apenas um gatinho com medo.



As trovoadas começaram a se aproximar e um forte vento começou a soprar.



Com 16 km de caminhada, o que a gente temia aconteceu. Eram 2:45 hs da manhã e começou a chover e trovejar forte. Os constantes clarões revelavam o ambiente que a gente estava. Caminhando somente com as lanternas é difícil olhar ao redor, a maioria do tempo a gente está com a cabeça baixa olhando para os trilhos.






Chegamos na área urbana de Guaramirim e saímos um pouco dos trilhos para dar um descanso para os joelhos. Combinamos de fazer uma parada assim que possível em um lugar próximo dos trilhos.



Atravessando a SC-108 (rodovia do arroz)
Ás 4:45 hs o sono começou a bater, as pernas já estavam bem doloridas e os pés encharcados. Paramos em um ponto de táxi para fazer um lanche.


Não ficamos ali muito tempo, pois parado parecia que dava mais sono. Para a nossa sorte a chuva parou e continuamos seguindo os trilhos rumo à estação ferroviária de Guaramirim. Chegando lá descansamos mais um pouco, pois as pernas e os pés já estavam no limite.






Nossa caminhada continuou, agora num ritmo mais lento. Enquanto isso o dia clareava.


Pico Jaraguá



Não riam, chegamos no rio Itapocuzinho.

Maneca dando orientações.







Continuamos nossa caminhada, passamos sobre os trilhos em frente ás dependências da WEG onde os funcionários estavam saindo e ficavam observando e comentando sobre esses três malucos andando nos trilhos.



Novamente saímos um pouco dos trilhos para andar na calçada compartilhada que vai costeando os trilhos até a estação ferroviária. Algumas pessoas nos cumprimentavam e outras ficavam surpresas, como a Betina, uma menina que quis saber o que a gente estava fazendo, já que ela também curte aventuras e está se preparando para uma em 2016.




Menino rebelde, não quer largar os trilhos.


Chegamos na ponte sobre o rio Itapocu. Para essa travessia acompanhamos o Cassiba.





Começamos a ouvir os apitos e atravessamos rápido a ponte já que o dono desse lugar estava chegando.

Aguenta esses dois guris brincando de briguinha pelas ruas.






Em cada vagão ia escrito o slogan da ALL que pegamos emprestado e carregamos com a gente.


Minhas pernas doíam muito. Eu não via a hora de chegar logo. Meus pés mesmo molhados estavam fervendo, cheios de bolhas e minhas pernas estavam com assaduras. Caminhamos mais alguns metros e chegamos no nosso destino depois de 8:10 hs e quase 38 km de caminhada.




Não demoramos muito ali e fomos logo nos dirigindo para a rodoviária. A ideia inicial de irmos até Corupá ficou para uma próxima vez já que todos estavam bem desgastados.

Meninos vamos embora, deixem as compras para outro dia.




Chegamos na rodoviária, conseguimos nos limpar um pouco e compramos nossas passagens.


Assim que entramos no ônibus só deu tempo de tirar algumas fotos e nos entregamos ao cansaço.




Maneca e Cassiba muito obrigado por me apresentarem mais essa experiência. Na hora não foi fácil, mas como diz o Maneca: "...depois vamos rir muito de tudo isso". Quem quiser fazer algo parecido é melhor ir bem preparado, pois não basta "fazer academia" e praticar atividades físicas, é preciso ter prática e muita resistência. Foi a atividade mais desgastante que já fiz, até mais do que o Audax 1000 K. Abraços e até a próxima.

Confira minha caminhada no Garmin:

Confirma minha caminhada no Strava:

4 comentários:

  1. Porra mais desgastante que o 1000 foi punk então.. Não foi dessa vez, mas na proxima quero ir junto.
    Parabens pela força de vontade e determinação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter uma ideia, ainda ando com dificuldades. Claro é difícil fazer uma comparação, mas fazia tempo que não sentia tanta dor por conta do cansaço físico. Na próxima aparece. Vai ser mais puxado pois já estarei mais acostumado rsss. Obrigado e abraço.

      Excluir
  2. Blog incrível por valorizar e divulgar todo o potencial que temos tão próximo de nós joinvilenses. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo contato e pelo elogio. Espero estar contribuindo de alguma forma para que mais pessoas conheçam esses lugares e pratiquem atividades físicas. Como diz o meu amigo Maneca: "o blog auxilia para que façamos uma atividade todas as semanas, pois muita gente espera uma postagem nova". E ele tem razão. Abração.

      Excluir