domingo, 8 de junho de 2014

08/06/2014 - 4º Marathon Márcio May Pedra Branca

Os meses de maio e junho estão sendo tumultuados pra mim. Muito trabalho, compromissos e muitos problemas para resolver na nova morada. Não, não estou reclamando, mas os treinos que eu gostava tanto de fazer acabaram ficando em segundo plano. Mesmo assim resolvi encarar a competição organizada pelo Márcio May em Palhoça - SC, a qual já coloquei no meu calendário anual de competições. Saí de Joinville no sábado com chuva e a previsão era para continuar chovendo. Cheguei no local para retirar o kit e a fila já era enorme, mais de 850 atletas estavam inscritos.



Depois fui para o hotel descansar um pouco, jantei uma boa massa e fui dormir cedo. Choveu a noite toda e na manhã seguinte não foi diferente, pelo menos não estava frio. Comecei a preparar as coisas tentando não me molhar muito antes da largada.




Minha esposa, apoio e fotógrafa
O pessoal começou a alinhar para a largada embaixo de chuva. Ficamos parados, nos molhando por alguns minutos e logo começou a contagem regressiva para o início da prova. Os primeiros quilômetros são neutralizados e depois começa a baixaria.


Foto: TrilhasBR
A chuva não deu trégua e não demorou muito para eu me sujar. As estradas de chão estavam só em lama, ou melhor, parecia mais uma nata avermelhada sobre a estrada. É a terceira vez que participo do marathon da Pedra Branca (vejam como foi a edição de 2012 e 2013). Para quem se arrisca nos 52 Km são três subidas fortes que eu chamo de morreba, serrona e cristo. Pela primeira vez consegui subir pedalando a morreba apesar da chuva, lama e falta de treinos. Depois veio a descida e muita cautela para não cair na ponte do final da descida, pesadelo dos ciclistas que fazem essa prova.

Foto: TrilhasBR
Foto: TrilhasBR
Foto: TrilhasBR
O sobe e desce continuou pelas estradas do interior e a minha bike já começava a estralar tudo. Continuei num ritmo bom mas logo o cansaço tomou conta e comecei a me preparar psicologicamente para enfrentar a serrona. Eu já sabia que teria que empurrar. Enfrentei a serrona empurrando e depois tem mais uma descida que leva a gente para o asfalto na SC-281.

Foto: TrilhasBR
Esse trecho é um alívio, pois é uma boa descida que serviu para relaxar e tirar o excesso de lama da bike. Mas a alegria dura pouco, novamente em estrada de chão já pensando em chegar no morro do cristo, o mais íngreme dos três. Oras empurrei de novo. Durante a subida vim conversando com um ciclista que perguntou de que cidade eu era, falei que vim de Joinville e logo ele falou que conheceu dois ciclistas de Joinville que pedalam muito: o Cabelo e o Maneca que fizeram o Audax 600 com ele. Que mundo pequeno não? Depois disso o papo fluiu e fomos contando várias histórias e perrengues que passamos nessa vida de viajante sobre duas rodas. O nome dessa fera é Anésio. Durante a conversa me deu câimbras fortes de eu chegar a gritar de dor e também precisava de água pois não aguentava mais tomar suplementos.

Eu e Anésio. Foto: TrilhasBR
Na esperança de conseguir um pouco de água virei o rosto pra cima e abri a boca para pegar água da chuva. Não deu muito certo mas logo a frente já tinha um posto de hidratação.

Foto: TrilhasBR
Foto: TrilhasBR
Depois do morro do cristo tinha um bom trecho de descida, eu não tinha mais perna e o Anésio me passou abrindo uma boa vantagem.

Foto: TrilhasBR
Foto: TrilhasBR

Foto: TrilhasBR

Foto: TrilhasBR
Depois de 45 Km chegamos novamente na cidade. Pedalamos por calçamento e asfalto até a entrada da cidade sustentável Pedra Branca onde nosso ilustre anfitrião preparou a última surpresa do dia: 1 Km de trilha sobre o mato que tinha sido roçado. O resultado: lama até a metade da roda e se precisasse colocar o pé no chão era água até no joelho. Eu xinguei muito aquela situação, mas agora já posso dar risadas.

Foto: Divulgação Marathon Márcio May Pedra Branca

Foto: TrilhasBR
Foto: TrilhasBR
Cheguei acabado com o tempo de 3:16:19 hs em 39º na categoria e 213º no geral.

Foto: TrilhasBR
Foto: TrilhasBR

O jeito depois foi tirar a lama da bike e do corpo, um lava jato ajudava no serviço.

Foto: Divulgação Marathon Márcio May Pedra Branca
Ficamos mais um pouco por ali para ver a premiação dos campeões Marcelo Moser (Pinguim) e Tânia Clair Pickler Negherbon e também para quem sabe sair com um dos brindes dos sorteios, mas hoje não. Assim terminou mais uma edição do Marathon Márcio May Pedra Branca. A bike vai demorar na manutenção.


8 comentários:

  1. Parabéns, pedal muito louco. Não é uma laminha qualquer que tira a empolgação desses ciclistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento a gente não tá nem ai para a lama e a bike, mas depois dá pena e muito trabalho pra deixar tudo limpo de novo. Mas assim é o mountain bike. Valeu Jed.

      Excluir
  2. Parabéns Jefo por mais uma conquista, esse pedal pelo jeito é muito difícil e a chuva deve ter atrapalhado mais ainda.
    Mas os Cães Sarnentos são assim não desistem nunca.
    Abraços
    Fabinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pedal exige muito do ciclista, ainda mais com chuva e lama é preciso ter muito cuidado. Cada edição fica mais empolgante, sempre tem uma surpresa no final. Obrigado Fabiano, abraço.

      Excluir
  3. Coragem ir para esse evento com esse tempo e sem treinos, mas guerreiro nao desiste nunca. Parabéns por mais essa experiencia, experiência de pedalar na lama.. hehehe.
    O Anésio é um cara gente fina, pedalou boa parte do inicio do Audax com a gente, monstro no pedal tb. Conhecido por padeiro tb pela gente.. hehehe
    Volta logo aos treinos Jefo, o resto a vida vai se encarregando de ajeitar pra vc.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vontade a gente tem de sobra, mas nem sempre estamos preparados para o desafio. Mesmo assim foi uma prova diferente. Espero voltar aos treinos logo para poder acompanhar vocês. Obrigado e abraço.

      Excluir
  4. Que prova Loka, ano que vem também vou, mas tem que chover e ter essa lama para dar mais emoção!!! Ultimamente só tá fazendo atividades na chuva hein??
    O Anésio é nosso padeiro que não veio abrir a padadaria e ficamos sem café da manhã no Audax! Hahaha Grande abraço para você e o Anésio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi uma prova muito loka e com chuva e lama ficou ainda mais emocionante. Bom conhecer o Anésio, uma pessoa gente boa. Ele deve ter fechado a padaria porque sabia que vocês comem pra caramba e ele não teria mais o que oferecer para os outros clientes kkkkk. Abraço.

      Excluir