Andamos pelo asfalto até o início da trilha nova, o Maneca que conhece bem a região foi na frente.
Logo a trilha se fechou e começaram a aparecer os primeiros obstáculos.
O Maneca caminhava em um ritmo acelerado, como sempre o cronograma não pode atrasar. O sol já começava a iluminar a mata e paramos sob umas pedras para tomar uma água.
Pra variar o Maneca trouxe pouca água e no primeiro rio que passamos ele aproveitou para encher as suas garrafinhas.
Com aproximadamente 50 minutos de caminhada chegamos no Castelo dos Bugres. Ficamos apreciando a paisagem e tirando várias fotos.
Mas quem sai com o Maneca sabe que ele tem que ir até o limite. Naquela região o limite era a pedra que estava do nosso lado e que já deixaram nela uma corda para a subida. Então decidimos subir a pedra e fazer um lanche mais sossegado e vendo a paisagem lá de cima da pedra. O resultado foi esse:
O pico mais alto da esquerda é o Pico do Jurapê e o da direita é o Morro Pelado.
Descemos da pedra e o Maneca ainda subiu outra, agora não tinha corda. Eu como tenho medo de altura e pouca experiência nesse assunto, preferi deixar o Maneca ir sozinho.
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Depois o Maneca desceu e resolvemos ir brincar em outro lugar. Agora o desafio era passar entre as fendas das rochas. Primeiro em uma fenda vertical, depois na fenda horizontal onde a gente teve que ralar a barriga e as costas na rocha.
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
O passeio estava bom e o Maneca estava se divertindo como criança em um playground. Subia nas pedras pulava, saltava de uma pedra pra outra. Mas chegou a hora de ir embora e durante o retorno o Maneca resolveu voltar pela trilha antiga. Por mim tudo bem pois o Maneca conhece tudo nessa região.
Enfrentamos alguns obstáculos pela trilha como árvores caídas e mata muito fechada, nada como um desvio rápido para pegar a trilha novamente. Quando o Maneca dava alguma sugestão de trajeto eu sempre dava uma espiadinha no GPS pra conferir he he.
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Caminhamos mais um pouco e chegamos na bifurcação da trilha do Morro Pelado e Castelo dos Bugres.
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
O caminho até na rodovia é curto, já é possível ouvir os carros passarem subindo e descendo a serra. Fim da trilha e meu batismo no montanhismo estava feito.
Chegamos novamente na lanchonete do Sr. Waldemar e mais carros já estavam estacionados. Novamente o cronograma foi cumprido e antes das 11:00 hs já estava em casa. Muito obrigado ao meu guia Maneca que me convidou e guiou nesse passeio muito prazeroso. Espero fazer mais vezes e conhecer novos lugares.
Foto: Manoel Acácio Behnke Júnior
Confira minha caminhada no Garmin:
Confira minha caminhada no Strava:
Te falei quando chegamos lá: "Cada vez que chego no topo de uma Montanha que já subi várias vezes, é como se fosse a 1º vez, me encho de ânimo e coragem para encarar o mundo cruel. Fico extasiado e uma sensação de paz e harmonia toma conta de mim!" É isso aí Jefo, volto a ser criança.. Porém a companhia faz a diferença entre curtir e simplesmente gostar. A Montanha agradece sua visita e sua consiencia ecologica. Obrigado pela ótima companhia de sempre e parabéns pela "Atitude Joinville" de encarar desafios em ambientes desconhecidos, trazendo novidades para seu publico!
ResponderExcluirValeu Maneca, a vida é feita de experiências e aprendizados e essa foi mais uma delas. Já to pronto pra próxima. Abraço.
ExcluirParabéns para vocês pelas imagens belas, já estou com saudades do Castelo dos Bugres.
ResponderExcluirContinue com este espirito de vitória e leve isto para as crianças e jovens assim poderemos ajudar o mundo ser bem melhor.
Agora lembrei do seu blog porque já tinha entrado nele, pelo natividade, blog do Maneca.
Valeu pessoal, obrigado. O Maneca deu inspiração para eu criar esse blog e começar a fazer atividades diferentes e conhecer lugares diferentes. Temos o mesmo objetivo: o de levar para as crianças, jovens e adultos as belezas da nossa região. Mas o melhor fica pra gente que participa dessas aventuras. Parabéns pela Atitude e vamos continuar Rumo ao Topo. Quem sabe um dia surge a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente. Abraço.
Excluir