segunda-feira, 12 de novembro de 2012

11/11/2012 - Pedal da Mari - De Timbó a Rio dos Cedros

Depois de uma competição de ciclismo realizada ontem, hoje decidi ir até Timbó-SC participar de um cicloturismo pela região. Acordei ás 5:00 hs e para minha surpresa o dia amanheceu com poucas nuvens e já fazia calor.
Não fui pedalando até lá, até porque não era esse o objetivo. A ideia era chegar lá descansado e guardar energia para enfrentar as longas subidas da região. Sai de casa e fui pedalando para chegar na Expoville onde iría transportar a bike, mas o Toniolo Gianvittorio já passou por mim na Marquês de Olinda e me deu uma carona.

Foto: Claudio Garcia Moreira
O dia logo amanheceu e os outros integrantes da van foram chegando, a viagem até Timbó levou aproximadamente 2 horas. Chegamos lá e recebemos as primeiras instruções sobre o pedal.
Aproximadamente 185 ciclistas saíram do CTG Galpão Amigo rumo a Rio dos Cedros-SC.
O sol estava muito forte e a temperatura só subindo. Nós ciclistas também subimos muito, morro acima. A paisagem tinha a presença da plantação de arroz e ao longe os morros que teríamos que subir.
A subida era bem íngreme, quase 600 metros acima do nível do mar em mais ou menos 7 quilômetros. Durante a subida resolvi dar uma parada para tirar umas fotos, mas não consegui soltar o clipe do pé esquerdo e fui para o chão. O taquinho da sapatilha afrouxou e não conseguia mais destravar, então virei o pedal e continuei usando o lado da plataforma do pedal. Primeira parada Capela de São Bernardo.
No pedal também encontrei os colegas de Joinville, Marquinhos da Orange Sport, Amanda e Samuel.
Foto: Samuel Rodrigues Lopes Sobrinho
Foto: Walmar
A subida até aqui não foi nada, o pior veio depois, muitas pessoas empurrando e parando para descansar. A temperatura era de aproximadamente 40ºC. Muitos aproveitaram para se refrescar nas cachoeiras. Inclusive o Samuel e a Amanda.
Foto: Samuel Rodrigues Lopes Sobrinho
Depois de tanta subida, alguns quilômetros de descida até chegar no Pesque-Pague Andreazza, onde um delicioso almoço já nos aguardava. Claro que não poderia faltar uma polenta.
Foto: Marcio Franciski
Descansamos embaixo das árvores apreciando a natureza. Subimos um mirante que tem bem perto desse restaurante e tivemos uma grande surpresa. Dali era possível avistar a cidade de Timbó e mais ao lado a cidade de Rio dos Cedros.
Foto: Claudio Garcia Moreira
Foto: Walmar
A volta foi pelo mesmo caminho, ou seja, só descida. Quando a descida terminou pegamos outro caminho, que foi alterado pelo pessoal da organização para não sofrermos tanto no sol. Chegamos novamente no CTG Galpão Amigo muito cansados, alguns tomaram banho, outros só trocaram de roupa. Foi um pedal muito cansativo e ao mesmo tempo muito gratificante com distância de 44 km. Depois reunimos a turma novamente na van e fomos comer e beber no Tapyoca em Timbó.
Foto: Dalton Volles
Após todos satisfeitos, voltamos para Joinville, o dia foi longo e enquanto descansávamos na van as imagens do evento passavam pelos nossos pensamentos. Muito obrigado pela companhia de todos. Como a minha máquina fotográfica ficou sem bateria, peguei algumas fotos dos meus colegas para completar o blog. Espero que eu tenha dado os créditos corretamente, senão me avisem que eu corrijo. Abaixo o gráfico de altimetria do percurso.

4 comentários:

  1. Legal Jefo! Antes Sol do que Chuva né??

    ResponderExcluir
  2. Pra varia saindo escondido heim Jefo! hehehe
    Os pedais da Mari sempre são legais para conhecer regiões novas.
    Se não fosse o evento de canoagem estava querendo sair pedalando de Joinville para esse pedal (ainda bem q tinha evento de canoagem.. rsss)
    Vlw Jefo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tu gostou da "bike" sem rodas e de pedalar com os braços rssss. Abraço.

      Excluir