Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

27/05/2012 - Desafio Marathon de Mountain Bike Amador Ajociclo

Nesse domingo de muito sol e calor aconteceu o Desafio Marathon e Mountain Bike Amador promovido pela Ajociclo. Aproximadamente 100 ciclistas subiram e desceram a estrada do Quiriri com uma paisagem muito bonita em muitas pedras soltas.

A hora foi passando e o pessoal foi fazendo fila para assinar a súmula e pegar o kit.
Tudo certo, a largada vai ser no pórtico.
Preparação para a largada, ciclistas alinhados no pórtico da entrada da estrada Quiriri.
Todas as categorias largaram juntas. Assim que largamos o pessoal da frente impôs um ritmo forte nas retas, tentei não me distanciar muito do primeiro pelotão.
A tentativa não deu muito certo, no primeiro morro vi que não tinha o preparo do pessoal da frente e fui ficando para trás.
O Fernando me passou logo na primeira subida e dai consegui acompanhar até o final da primeira volta, mantendo uma distância de mais ou menos 200 metros, depois ele abriu e não consegui mais acompanhar. Da nossa turma, o Fernando chegou primeiro.
Cheguei logo depois com o tempo de 1:29'25".
Depois chegou o Marquinhos.
O nosso cansaço era visível, assim como a satisfação por ter completado a prova. Na foto abaixo: Marcos, Fernando e eu.
Terminei a prova com uma média de 23,1 km/h em um percurso que totalizou 37,23 km e atingi máxima de 51,9 km/h, achei que a média foi boa considerando muitas subidas e a estrada muito irregular. Ainda bem que na chegada havia uma barraca com frutas para recomeçar a hidratação.
Para minha surpresa, fiquei em quarto lugar na minha categoria (de 30 á 34 anos) e o Fernando ficou em segundo. Como a premiação era até quinto, ainda pude subir no pódio.
Abaixo Fernando e eu com os respectivos troféus.
Essa é minha magrela, comprada em 1994, tá meio judiada mas é muito guerreira, talvez com uma suspensão dianteira ficaria melhor para enfrentar esses terrenos mais difíceis.

domingo, 20 de maio de 2012

20/05/2012 - Pedal da Mari - "Do Rural ao Litoral"

Era um domingo frio que amanheceu nublado. Mas eu estava disposto a participar dessa aventura com aproximadamente 240 ciclistas. O passeio "Do Rural ao Litoral" organizado pela Marines Ronchi foi muito bom, apesar dos contratempos que surgiram no caminho. O horário marcado foi ás 8:00 hs e o sol começou a mostrar sua força, então os ciclistas começaram a se preparar com protetores solar e óculos escuros.
Saímos do Posto Rudnick na BR-101 e seguimos pela rua Quinze de Outubro no bairro Rio Bonito.
De repente a paisagem começou a mudar, o sol começou a se esconder e as nuvens ficaram baixas.
O friozinho começou a bater, enquanto isso o pessoal da frente puxava um ritmo forte para um passeio. Quanto mais nos aproximávamos de Garuva, mais forte ficava a neblina. Quanto chegamos na  estrada Palmeiras começou a chover.
A nossa primeira parada foi numa igreja logo após a ponte pêncil do rio Três Barras na avenida Celso Ramos. Lá todos esperaram o agrupamento de todos os ciclistas e o pessoal da organização distribuiu frutas, achocolatados e barras de cereal.
Na foto abaixo: Marcelo Rodrigo, Alexandre, Marcelo Costa, Douglas e Mário. Já se preparando para enfrentar mais alguns quilômetros de terra e chuva.
Como choveu boa parte do percurso, não consegui tirar mais fotos. Resumindo, pegamos a estrada do Rio Cupim e depois a estrada Palmital, foram longos trechos de lama e chuva até fazer nossa próxima parada em Baraharas, nesse momento a chuva deu uma trégua, mas em seguida ela voltou. Passamos por um longo trecho de lama na região de Estaleiro até chegar na Vila da Glória ás 12:30 hs, onde um delicioso almoço nos aguardava.
Ficamos um pouco ali no Restaurante Trapiche, conversando de frete para a baía da Babitonga e depois da digestão era necessário fazer o caminho de volta.

Agora sim, aproveitei para tirar algumas fotos da situação da estrada, já que não estava chovendo no momento.
Como eu já tinha feito esse trajeto duas vezes, já esperava pegar trechos bastante acidentados, com buracos, areia e lama. Então aproveitei a oportunidade para testar os pneus de kevlar que havia adquirido á algum tempo justamente para essas situações.
São pneus Maxxis Medusa 26 x 2,10, próprios para esse tipo de terreno.

Depois de muito sobe e desce, chegamos no Gibraltar, o pessoal já estava exausto, pois até aqui todos já tinham pedalado mais de 80 km.
Na hora de entrar na balsa, os ciclistas ocuparam mais da metade do espaço. Acho que alguns motoristas não gostaram muito, principalmente os que não conseguiram entrar e ficaram esperando o retorno da balsa.
Assim, fizemos um pouco de tudo, pegamos sol e chuva, andamos no asfalto, chão batido e lama. Acho que  foi um passeio bem democrático e teve opção para todos os gostos. Parabéns á Marines Ronchi pela organização e aos mecânicos que acompanharam e auxiliaram os bikers.
Total de 101 km rodados e até dia 27/05/2012 no Desafio Marathon de Mountain Bike Amador Ajociclo.

terça-feira, 1 de maio de 2012

01/05/2012 - Corrida e Caminhada do Trabalhador - SESI

Minha primeira experiência com corridas não foi fácil. Apesar de ter treinado antes, na corrida o panorama muda. No início é tudo festa e empolgação. O dia estava frio e ensolarado.
O evento promovido pelo SESI ocorreu no Perini Business Park. Uma estrutura muito bem montada.


Ás 8:30 hs foi dada a largada.
Corri na categoria 10 Km que completei em 00:46:55. No geral fiquei em 54º e na categoria industriário fiquei em 21º. Considero um resultado bom para o começo. Agora é treinar para melhorar os resultados futuros...
...para quem sabe um dia...
Até a próxima.