Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

08/10/2011 - Pedal para Ubatuba

Esse pedal foi sugestão do Januário, com a vontade de fazer pedaladas maiores e diferentes ele convidou alguns colegas para ir pedalando até a casa de praia dele em Ubatuba. Eu e o Marcelo topamos o desafio e combinamos de sair da rua Tenente Antônio João ás 5:30 hs. Nosso primeiro destino era a Vigorelli para pegarmos a balsa para o Gibraltar e depois seguir para o Estaleiro. Chegamos na Vigorelli ás 6:15 hs e já fomos recebidos por maruins e outros insetos.
O dia amanheceu nublado, mas a possibilidade do sol aparecer era grande.
Já na balsa os insetos pararam um pouco de nos incomodar.
Chegamos no Gibraltar, agora era pedalar uns 8 km até Estaleiro.
Quando chegamos na balsa do Estaleiro passava um pouco das 7:10 hs e a balsa só iria sair ás 8:00 hs com destino á Laranjeiras, então aproveitamos a paisagem e pedalamos um pouco no sentido da Vila da Glória.
Nessa região há bastante pescadores e lanchonetes que servem frutos do mar.
Não demoramos muito e logo voltamos para a balsa. Quando vimos a quantidade de caminhões, carros e ônibus que iriam na balsa, deu um frio na barriga, não achava que essas balsas suportavam tanta carga.
Agora a viagem é mais longa. O tempo para chegar em Laranjeiras é de 45 minutos, então aproveitei para fotografar algumas ilhas da baía.
Enquanto isso o Marcelo achou um pincel pendurado na parede da balsa e não pensou duas vezes, foi logo tirando a poeira da bike que ele cuida com muito carinho.
Já estamos chegando em Laranjeiras.
Pedalamos em direção á Ubatuba e chegamos na casa do Januário por volta das 10:15 hs, descansamos um pouco e demos uma volta na praia.
Nosso objetivo era voltar pelo mesmo caminho, por isso não tínhamos muito tempo, pois a última balsa era ás 16:00 hs, caso a gente perdesse essa balsa teríamos que voltar pela BR-280. Resolvemos almoçar em um restaurante que ficava perto da casa.
Depois do almoço a gente deitou na varanda da casa mesmo, esperando chegar 14:00 hs para começar o retorno. A hora passou rápido e logo tivemos que pegar a estrada, no meio do caminho fizemos uma parada para tomar um caldo de cana.
Quando chegamos na BR-280, no trevo que dá acesso ás praias, o pneu da bike do Januário furou. Nesse quesito de pneu furado nós três éramos principiantes, mas tínhamos todas as ferramentas necessárias e sem muita prática demos o jeito.

Paramos num posto de combustível para dar mais uma conferida na calibragem e depois pedalar forte para não perder a balsa.
Chegamos no morro da Laranjeiras ás 15:40 hs, a balsa já estava nos esperando, depois pedalamos até o Gibraltar onde pegamos a balsa para a Vigorelli e voltamos para a casa. Esse foi um passeio que poderia ser repetido várias vezes.